Hoje o que não falta é bloco de carnaval nas ruas da Zona Norte: Turma da Jaqueira Segurando o Talo, Pisando na Jaca, Os Barba, Mulher de Bigode, Saia Dessa Nóia, só para citar apenas alguns. Mas tem a turminha que não gosta de carnaval, principalmente quem tem crianças. Então, é dia de curtir o Parque Estadual de Dois Irmãos, onde acontece uma série de atividades para celebrar o Dia Mundial do Hipopótamo, esse fofão aí da foto. Aliás, fofona. Seu nome é Balofa, mas tem quem a chame de Pota.
O hipopótamo é um mamífero de origem africana considerado ameaçado de extinção, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza – IUCN. Hoje, no seu dia, ele será o centro das atenções no mais famoso parque da Zona Norte do Recife. O hipopótamo comemorou 10 anos no último dia 11/02. E nesse sábado vai ganhar tratamento dentário e um acompanhamento todo especial do tratador, que cuida do animal desde quando ele chegou ao zoo, ainda um bebê.
O equipamento da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco funciona das 9h às 16h. O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, ressalta que as datas comemorativas são utilizadas pela equipe técnica do Parque para lembrar a importância da conservação dos animais, alertar sobre as ameaças que sofrem pela ação humana na natureza e destacar os cuidados para garantir o bem-estar dos animais sob os cuidados humanos nos zoológicos. No Dia Mundial do Hipopótamo, haverá enriquecimento e atividade de educação ambiental – com curiosidades sobre a espécie e hábitos alimentares no recinto do hipopótamo.
Às 15h, será realizado um trabalho de condicionamento, que são comandos dados pelos técnicos para que o animal abra a boca para receber os cuidados de higiene e tratamento veterinário, quando necessário. A ação terá o acompanhamento de biólogos, tratadores e monitores. No domingo, as atrações do Parque iniciam às 10h30, com enriquecimento no recinto da jacutinga, no aviário. No período da tarde, às 15h30, haverá enriquecimento com os cágados. Há, ainda, duas exposições em cartaz no Parque de Dois Irmãos: Ossos e Esqueletos e o Mundo dos Répteis, esta reunindo 25 serpentes de 14 espécies, dois lagartos e uma cobra de duas cabeças. O Parque fica na Praça Farias Neves, S/N, Dois Irmãos. E o ingresso é baratinho: preço único de R$ 2. Crianças de até um metro de altura, pessoas com mais de 60 anos, e com deficiência (assim como seus acompanhantes) não pagam nada). No Zoo há 400 animais em exposição para os visitantes.
Leia também:
Assombrações no Zoo: de Cumadre Fulozinha à motosserra insana
Sexta tem surpresa em Dois Irmãos
esta do lindo Chalé do Prata
Chalé do Prata começa a desabar
Conhecendo a Mata Atlântica
Casarão do Açude do Prata perto da restauração
Vai sair a reforma do Chalé do Prata
Parque Dois Irmãos triplica de tamanho
Parque Estadual de Dois Irmãos: 81 anos
O refúgio das preguiças perdidas
O estrago do bambu na Mata Atlântica
Histórica, Praça Maciel Pinheiro vive decadência e o abandono
Parque Dois Irmãos triplica de tamanho
Veja a flora do Sertão em Dois Irmãos
Recife: saneamento, atraso e “tigreiros”
Zoo Noturno Mal Assombrado, ui, ui
Assombrações em Dois Irmãos. Vamos?
Serpentes e falcoaria movimentam Zoo
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Lu Rocha / Divulgação/ Semas PE