Dia de vender o peixe?

Dia de “vender” o peixe, na abertura dos trabalhos legislativos, na Câmara dos Vereadores e na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Além de fazer balanço das medidas adotadas no enfrentamento da pandemia, tanto o Prefeito João Campos (PSB) quanto o Governador Paulo Câmara (PSB) destacam a geração de empregos na cidade e no estado.

Pernambuco, em 2021,  teve “o maior saldo de geração de empregos dos últimos dez anos, com quase 90 mil novos postos de trabalho”, de acordo com o governador. “Se 2021 foi o ano da vacina, este será o do emprego”, afirmou o Prefeito, que assegura que o Recife, sozinho, gerou 500 mil novos postos de trabalho. Será que a conta está batendo?

A abertura dos trabalhos na Câmara Municipal foi presencial, com a presença do Prefeito João Campos.

Campos diz que o trabalho por geração de empregos “já começou”.  E explica: “Os dados do Caged, divulgados ontem, comprovam a importância desse esforço. De cada três novas oportunidades geradas em Pernambuco, uma é do Recife”, afirmou João. “Pela primeira vez, desde o início dessa série histórica, superamos a marca de 500 mil empregos ativos gerados. E vamos seguir em frente, virados, para que os resultados sejam ainda melhores”.

No relatório apresentado à Assembleia, o Governador fez um balanço do Plano Retomada, com mais de mil ações realizadas nas doze regiões de desenvolvimento do Estado, “orçadas em R$ 3,1 bilhões”.  De acordo com a fala de Paulo Câmara, a iniciativa já mostrou os primeiros resultados concretos, com “Pernambuco registrando, em 2021, o maior saldo de geração de empregos dos últimos dez anos, com quase 90 mil novos postos de trabalho”.

Câmara não compareceu à Alepe, porque a Casa decidiu que os trabalhos serão desenvolvidos remotamente, devido ao crescimento de casos da Covid-19 no Estado  (6.010 casos só na terça-feira). Já na Câmara Municipal, a reabertura foi presencial. Voltando aos números, será que não guardam nenhuma incoerência? Como Pernambuco só gerou 90 mil empregos em 2021, quando o Recife teria gerado 500 mil no mesmo período? Não há algo equivocado nessa conta? Com a palavra, as autoridades do Estado.

Leia também
Assembleia Legislativa volta ao virtual
Assembleia vai ter orelhão virtual. Você sabe o que é?
Assembleia Legislativa retoma ações presenciais com precauções
Cama de frango dá confusão no interior
“Fala Pernambuco”: Demandas chegam ao Governo de Pernambuco
Deficit de abastecimento Falta d´água afeta pujança da avicultura
Lei sem jurisdiquês no celular
Corona: votação remota na Alepe
Câmara abre microfone para o povo
Frevo,  rock e hardcore na Assembleia

Justiça substitui audiência por registro audiovisual
Servidor federal é afastado porque fez a coisa certa
A pandemia deixou a justiça mais ágil?
Calçadas acessíveis no Cais do Apolo
Justiça anula nomeação de “antropólogo sem qualificação”  para a Funai
Ministro manda oceanógrafo trabalhar na caatinga. E o Sertão já virou mar?
Servidor federal é afastado porque fez a coisa certa

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Rodolfo Lopert (PCR) e Heudes Régis (SEI)

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.