Dia de “prestar contas” aos pés de Nossa Senhora da Conceição

 Dia de “prestar contas” aos pés de Nossa Senhora da Conceição
Compartilhe nas redes sociais...

Dia de Festa do Morro da Conceição não é só de prece. É de pedido e de prestação de contas. Pedidos são de todas as formas: cura de doenças, arranjar emprego, conseguir dinheiro para quitar débitos, direito de ter uma casa, de passar no vestibular. O “pagamento”, no entanto, depende do gosto do “freguês”. Ou melhor, do devoto. A  imagem mais significativa dessa “prestação de contas”, de manhã, era a de Jandira dos Santos de Souza, que subiu o Morro de costas.

De vestido de cetim azul, segurando um ramalhete de sorrisos-de-maria, ela subia a  ladeira da Estrada do Morro sem ver o que vinha pela frente. Não ia desamparada. Contava com a ajuda de um filho, que andava normalmente, de frente. Há 16 anos, ela repete o ritual, a cada 8 de dezembro. Veste a mesma roupa – o azul é uma das cores de Nossa Senhora da Conceição (a outra é o branco) – junta as flores e segue para o Santuário. A pé.

“Eu tive diabete e um caroço que não curava. Fiz uma cirurgia e passei um ano com a ferida aberta, sem cicatrizar, ameaçada de amputação”, conta. “No momento de desespero, prometi à Nossa Senhora da Conceição que subiria a ladeira de costas, enquanto puder andar”, contava ela, ao lado do filho Clemente Augusto.  Ela atribui a cura de todas as doenças à fé que tem em Nossa Senhora. No alto do Morro era grande o número de adultos, crianças, homens ou mulheres, usando as mesmas roupas. Tinha fiel usando o padrão do Santa Cruz com bola na mão, tinha outro que subiu com vela acesa, e muitos que não usavam sapatos.

As autoridades de Pernambuco e do Recife estiveram no Morro logo cedinho. Política à parte, o clima de confraternização era grande lá em cima: muita gente se abraçando, se cumprimentando, apertando as mãos. Durante as missas, na hora do abraço, era uma festa de fé e fraternidade cristã.

(Foto: Letícia Lins / #OxeRecife)

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.