Haja tensão! Foi um tal de disparar o coração do começo ao final da partida Brasil X Croácia. No Recife, as ruas centrais pela manhã já estavam parecendo um deserto, todos se preparando para assistir o jogo, na esperança que o Brasil se classificasse para tentar o hexa. Houve loja que nem sequer abriu as portas.
Meu amigo Alexandre Trindade esteve nos bairros de Santo Antônio e São José para comprar aviamentos para a mãe, que é artesã. Mas encontrou ruas vazias, lojas com portas cerradas e clima de feriadão de meio de ano. Nem parecia que estamos tão perto do Natal. Mas no Bairro do Recife Antigo, a situação era bem diferente. No final da manhã, o clima já era de festa embora todos soubessem que uma derrota da Seleção adiaria por mais quatro anos o sonho do Brasil chegar ao hexa.
Sei não… Mas acho que dois anos sem carnaval, devido à crise sanitária, está deixando o Pernambuco com vontade de cair no passo. o frevo coçando no pé. Até bonecos gigantes apareceram, no melhor estilo reinado de Momo. Só que, dessa vez, incorporando os melhores jogadores da Canarinha. A festa, no entanto, transformou-se em frustração, no meio da tarde, quando a Croácia venceu o Brasil por 2×0 nos pênaltis.
Agora, os brasileiros voltam a cair na real, a pensar que o sonho do hexa acabou hoje, mas que não custa nada acreditar no sonho de um Brasil melhor, mais justo, mais humano, mais responsável, com mais respeito à saúde, à educação, à alimentação, enfim, aos direitos básicos que todos têm, como cidadãos. Hoje, o Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou seus cinco primeiros ministros: Fernando Haddad (Fazenda), José Múcio Monteiro (Defesa), Flávio Dino (Justiça), Rui Costa (Casa Civil), Mauro Vieira (Relações Exteriores). Enquanto isso, o inominável que já vai tarde, está aproveitando o apagar das luzes para garantir boquinhas para seus apoiadores, nomeando hoje 14 militares e treze embaixadores para novos cargos. Antes, já tinha nomeado Gilson Machado Filho para mais quatro anos na Embratur.
Pode, um negócio desse?
Leia também
O hexa vem aí. E os dois polos da Copa do Recife Antigo se preparam para a grande festa
Bate coração… Recife Antigo tem dois polos de animação
Copa do Mundo no Recife: Festa, Carnaval e tristeza
Copa do Mundo: Exposição cápsula sobre futebol
Copa do Mundo: Livro passa em revista a vitória histórica de 1958
Recife Antigo: Torcida verde e amarela vai ter frevo e brega
Amarelo e verde voltam às ruas, mas tem gente temendo ser confundido com antidemocratas
Copa do mundo: Mergulho no verde e no amarelo sem medo de ser feliz
Dia dos Pais, Copa do Mundo e diferença de preços de até 400 por cento
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Genival Paparazzi e Alexandre Trindade/ Cortesia