Dia da Natureza: Jardim Botânico abre viveiro de mudas nativas para o público

Compartilhe nas redes sociais…

Em tempos de pandemia, é conveniente evitar-se ambientes fechados e refrigerados. Para o lazer, uma boa opção é qualquer ambiente ao ar livre e sem aglomeração: praças, parques, praias mais desertas. Na capital, uma boa alternativa para o passeio com a família é o Jardim Botânico do Recife, localizado no bairro do Curado. No domingo (4/10), quando se comemora o Dia da Natureza, o JBR abrirá, pela primeira vez,  o  seu viveiro florestal (foto abaixo). O espaço dedicado ao cultivo de mudas de árvores nativas, normalmente utilizadas na arborização do Recife.

O viveiro florestal tem capacidade para produção de 1,2 mil mudas ao ano, abrangendo cerca de 30 espécies de pequeno, médio e grande portes, sendo 95% nativas da Mata Atlântica e Caatinga. No local, também são gerados alguns lotes para fins de reflorestamento, reposição e ampliação das coleções científicas do próprio JBR (jardins de plantas medicinais, jardim sensorial, jardim de biomas, jardim tropical e outras plantas ornamentais). O viveiro  local também é utilizado para aproveitar o material resultante de varrições, podas, corte e manutenção dos gramados para preparação do adubo do JBR, através do sistema de compostagem.

Segundo o analista Bruno Viana, do JBR, a manutenção é feita diariamente através de diferentes métodos de sistemas de irrigação localizada (gotejamento). Por conta da pandemia, as medidas de segurança sanitária serão rigorosamente cumpridas, com visita guiada com limite de dez pessoas por grupo. Os encontros terão o auxílio de um analista ambiental, que informará todas as curiosidades do local. O objetivo é conscientizar a população a respeito da importância de conserava o meio ambiente e respeitar a natureza.

Entre as espécies que poderão ser observadas na “maternidade”, estão ipê-rosa, pau-jangada, pau-ferro, pau-brasil, angico liso, amescla de cheiro, craibeira, tamboril, jacarandá boca de sapo, aroeira, angico de caroço, canafistula, caatingueira, cássia do Nordeste, sibipiruna, pata de vaca, sabonete e ipê-amarelo. O Jardim Botânico do Recife (JBR) iniciou a retomada gradual das atividades no último dia 11 de setembro, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias para manter a proteção dos visitantes e dos servidores e evitar a proliferação do novo coronavírus. Para conhecer o protocolo completo e saber quais são as normas que os visitantes devem seguir dentro do Jardim durante o período da  pandemia, acesse: http://www2.recife.pe.gov.br/sites/default/files/jardimbotanico_0309_1606.pdf.

Leia também:
Jardim Botânico inaugura Arena Arbo
Isolamento: Jardim Botânico virtual
Olha! Recife tem programação verde
Jardim Botânico revela vida das aves
A caatinga no Jardim Botânico
Jardim Botânico tem trilha amazônica 
Urgente: Chuva fecha Jardim Botânico
Jardim Botânico tem trilha amazônica
Trilha ecológica para pais e filhos
Trilha cega com lápis semente
A caatinga no Jardim Botânico
A trilha cega e o rap da natureza
Feriadão: trilha cega e oficina de mudas e hortas
Ecoférias começam no Jardim Botânico
Cozinha sustentável no Jardim Botânico
Jardim Botânico amplia serviços

Aprenda a fazer adubo entre os sons da natureza

Serviço:
Dia da Natureza: Jardim Botânico do Recife abre o viveiro florestal para visitação
Data: 4 de outubro de 2020
Horário: 9h às 15h
Local: Jardim Botânico do Recife – Rodovia BR 232, s/n – Curado
Quanto: Entrada gratuita

Texto: L etícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Andréa Rego Barros / Divulgação / PCR

Continue lendo

Oficina Francisco Brennand tem ativação “O meu disfarce é o sol”: máscaras

“Plantar Juntos” tem R$ 20 milhões para reflorestar Zona da Mata e Caatinga

Mata do Frio sofre nova devastação na Paulista das “matas de cimento”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.