Sabe aquele óleo de cozinha eu você usou na fritura e não sabe como descartar? Tem muita gente que joga no ralo da pia, o que não é uma boa atitude. Afinal, dali escoa para rios, riachos e, por fim, no mar. O ideal é juntar o óleo em garrafinhas e, depois, doar a pessoas ou instituições que possam utilizá-lo da melhor forma. Alguns bairros até possuem fábricas de sabão que recebem esse tipo de material. Mas muita gente nem sabe onde eles ficam.
Agora, no entanto, está mais fácil operar esse descarte de forma responsável. E que que pode ser feito em um dos locais mais frequentados do Recife: o Parque Estadual de Dois Irmãos. A informação é da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco. Trata-se de uma entrega solidária, que resulta de parceria com o Programa de Responsabilidade Socioambiental Mundo Limpo. O programa visa promover ações educativas e a reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto do óleo de cozinha usado.
“Quando jogado na pia ou no ralo, o óleo pode obstruir sistemas de esgoto, formar camadas na superfície da água que prejudicam a vida aquática e impedir a fotossíntese das plantas desse ambiente”, lembra a Semas. “Cada litro de óleo reciclado evita a contaminação de mais de 20 mil litros de água”. No solo, ele compromete sua estrutura e pode contaminar os lençóis freáticos. Os tipos de óleos que podem ser utilizados para reciclagem e serão coletados pelo parque são azeite, óleo de girassol, de soja, de algodão, gordura vegetal e banha de porco.
O óleo reciclado pode ser utilizado na produção de sabão, detergentes, cosméticos e até ração animal, promovendo o reaproveitamento total do resíduo e reduzindo o impacto ambiental. O material coletado pelo Mundo Limpo é transformado em sabão em barra, gerando recursos financeiros para o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). Os voluntários podem deixar o óleo usado na bilheteria do Parque todos os dias, das 09h às 17h. A adoção dessa prática é essencial para a proteção do meio ambiente e a construção de um futuro mais sustentável. No Recife, experiência de coleta de óleo de cozinha já ocorreu em shopping centers, mas apenas em períodos determinados.
Leia também
Centro do Recife ganha coletores para receber descarte de óleo de cozinha
Shopping Recife busca sustentabilidade recolhendo óleo de cozinha e vidros
Ação evita que 9 milhões de litros de óleo de fritura chegue à natureza
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Ingrete Santos/ PEDI