Depressão discutida no Recife

Compartilhe nas redes sociais…

Vai mal a saúde mental da humanidade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, nada menos de 700 milhões de pessoas no mundo apresentam algum  Transtorno do Humor. Entre as doenças consideradas como TH, encontram-se a depressão, a síndrome do pânico, o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), a esquizofrenia, a psicose, a ansiedade. Mas é a depressão que mais chama a atenção, pois atinge 320 milhões de pessoas no mundo, sendo o quarto maior motivo de incapacidade de homens e mulheres. Acredita-se que até 2030, a  depressão deverá ser o mal mais prevalente no planeta, devendo superar doenças como o câncer.

No Brasil, 5,8 por cento da população sofre de depressão, segundo a OMS. Ou seja, seriam 11,5 milhões de brasileiros convivendo com a doença. Trata-se do maior índice da América Latina e o segundo maior das Américas, perdendo apenas para os Estados Unidos, onde 5,9 por cento da população enfrenta o problema (cerca de 17,4 milhões de pessoas). No mundo, o crescimento de pessoas convivendo com a enfermidade, entre os anos de 2005 e 2015 ficou na taxa de 18,4 por cento, em todas as faixas etárias. É para discutir problemas como esses e a situação no Brasil, que acontece até amanhã a Segunda Jornada de Terapia Cognitivo-Comportamental no Recife.

O tema do encontro é Neurociência e Humor: Intervenções na Prática Clínica Cognitivo Comportamental. A reunião está acontecendo no Auditório Edgar Monis, do Real Hospital Português. Os especialistas apresentam as novidades no tratamento dos transtornos de humor.  A questão da depressão realmente impressiona. Tenho tantos amigos que já passaram por esse problema terrível, que terminei lendo vários livros sobre o assunto, para entender melhor e aprender a conviver com pessoas com a doença, que pode se instalar, mesmo que a vida esteja transcorrendo sem grandes problemas. Se estes acontecem – uma perda, uma dificuldade sem solução, um problema financeiro – aí é que o terreno fica fértil mesmo para que ela se instale. Da depressão, ninguém está livre.

Serviço:

2ª Jornada de Terapia Cognitivo-Comportamental

Quando: sexta-feira (31 de março) e sábado (1º de abril)

Horário: das 8h às 17h

Onde: Auditório Egar Moniz, Hospital Português do Recife

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.