Na mesma semana em que a Governadora Raquel Lyra lançou um ambicioso projeto – o “Recicla+Pernambuco” – que deve se estender a todo o estado, o Prefeito do Recife, João Campos anunciou nessa sexta-feira (18) a expansão do Programa Recife Limpa, que “passa a incluir ações de logística reversa para fortalecer as práticas de sustentabilidade na capital”. Já era tempo, pois o Recife precisa realmente de sustentabilidade, a começar pela limpeza pública e pelos chamados ecopontos, onde não há divisão para separar metal, papel, vidro, plásticos. É tudo junto e misturado, e isso é ruim para a educação ambiental e para criar o hábito de coleta seletiva na população, como deve realmente ser. Cada tipo de lixo no seu lugar. Em todo caso, iniciativas como a de hoje já ajudam.
João Campos também apresentou a 16ª Ecoestação da cidade, que está instalada em frente ao Parque Santana, no bairro do mesmo nome, na Zona Norte da capital. Com investimento de cerca de R$ 500 mil, a nova unidade está em funcionamento, tornando-se um local adequado para o descarte de resíduos como entulhos de pequenas obras, móveis usados, utensílios domésticos, restos de podas e materiais recicláveis. Perto de minha casa, na comunidade do Areal – à margem do Rio Capibaribe – tem uma, e quebra um galhão para os moradores do bairro, embora sempre haja aqueles que preferem botar entulhos nas calçadas. Em Santana, a gestão municipal anunciou a expansão do programa Recife Limpa, que passa a incluir ações de logística reversa para fortalecer as práticas de sustentabilidade na capital.
O #OxeRecife torce para que tudo dê certo, e evite cenas como essa da foto central, documentada na gestão passada. “Desde o lançamento do programa Recife Limpa, conseguimos duplicar o número de papeleiras e PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), além de aumentar em 50% o número de cadastros na coleta seletiva. Mas ainda havia um ponto que precisava de atenção: a logística reversa. E é justamente isso que estamos lançando hoje! A partir de agora, as Ecoestações também passam a oferecer esse novo serviço”, prometeu o prefeito.

A nova ecoestação funcionará de segunda a sábado, das 8h às 16h, recebendo resíduos. Estarão disponíveis caçambas para os resíduos da construção civil e entulhos, Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para recicláveis, além de outros equipamentos. Já o projeto Recife Limpa: Logística Reversa chega às Ecoestações da Prefeitura do Recife, em parceria com empresas operadoras de logística reversa, visando promover a coleta seletiva e a reciclagem de resíduos na cidade, sem deixar de lado as cooperativas de catadores.
Nesses novos pontos de entrega, a população pode deixar voluntariamente resíduos de logística reversa obrigatória, como pneus e eletroeletrônicos, nas Ecoestações. Além disso, outros resíduos, como vidros, óleos de fritura, roupas, sapatos e acessórios pós-consumo, também podem ser entregues. Detalhe, e ponto muito positivo: coleta de vidro, material que o pessoal que não interessa mais a catadores, devido ao peso e ao preço pouco atrativo. Resultado: o que não falta é vidro jogado por aí.
Os resíduos coletados nestes pontos são direcionados para a logística reversa e, em contrapartida, as cooperativas de catadores também são beneficiadas. O óleo de fritura pós-consumo, por exemplo, é coletado e pesado. Cada 50L coletados são trocados por 30 itens de materiais de limpeza e doados para as cooperativas de catadores parceiras. Já as ecoestações estão espalhados pelas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade.
As Ecoestações permitem que cada pessoa possa descartar, de forma gratuita, cerca de 1m³ por dia, o equivalente a uma caçamba de um carro tipo Fiorino, por exemplo, ou 10 sacos de 100 litros. Com isso, a gestão municipal espera suprir a necessidade de quem precisa descartar os resíduos de pequenas obras e reformas residenciais de forma correta, melhorando a estrutura de coleta e limpeza pública da cidade.
As empresas parceiras nessa iniciativa são: ASA – Projeto Mundo Limpo; Projeto Repense Reuse – Instituto Humana; REEEcicle; Cidade Verde; e Nova Brasil Ambiental / Ambipar. A ação é possível graças às parcerias existentes com essas empresas e as cooperativas de catadores, que são beneficiadas diretamente com a coleta e reciclagem dos resíduos.
Nos links abaixo, você confere mais informações sobre lixo, reciclagem, ecopontos, ecoestações, logística reversa.
Leia também
Recicla+Pernambuco é lançado e pode mudar panorama do lixo no estado
Boa Viagem: microplásticos poluem no Recife e também no mundo
Boa Viagem para turista ver: “Praia limpa” e lixo no saquinho, cadê?
Não jogue eletrônicos no Rio Capibaribe
Acorda, Recife. Até Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, está com coleta realmente seletiva
Notícia boa: Lixo orgânico de varrição e restos de feira viram adubo
Sessenta toneladas de latinhas do Recife e Olinda vão para reciclagem
Não jogue lixo na rua. Chame o 156
O lixo reaproveitável da Marquês de Sapucaí e a Casa Recife Sustentável
Poupando a natureza com reciclagem anual de 25 mil toneladas de vidro
Lixo e descarte incorreto na Boa Vista incomodam moradores do bairro central
Catadores tiram 5 milhões de latinhas deixadas pela folia em Olinda
Campina Grande separou 52 toneladas de materiais recicláveis durante o ciclo junino
Catadores tiram 5 milhões de latinhas deixadas pela folia em Olinda
Ecoponto: É tudo junto e misturado
Tudo junto e misturado
Isso é um ecoponto?
250 milhões de tampinhas retiradas da natureza
Do lixo ao luxo
Moradores separam lixo seco, aguardam coleta seletiva e ficam a ver navios em Casa Forte
Coleta seletiva: Veículos da Emlurb são controlados por GPS porém isso não garante lixo recolhido
Moradores de Casa Forte voltam a reclamar da coleta seletiva e separam lixo em vão
Coleta seletiva já voltou no Recife
Acorda Recife. Até Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, tem coleta realmente seletiva
Sítio da Trindade tem coleta seletiva. Por que não nos outros doze polos juninos?
No Sertão do São Francisco, opção pelo descarte consciente de materiais recicláveis
Resíduos deixados no manguezal são como garrote na veia: gangrenam o corpo
Guimbas de cigarro deixam 300 toneladas anuais de microplásticos na natureza
Novidade nada ecológica no carnaval de 2023 no Recife: famigerados confetes de plástico
Alerta de um homem do mar: Oceanos sufocados, Planeta sem ar
Do lixo recolhido no recife, 20 por cento vem de canais
Cadê a Praia Limpa? Em 20 minutos, um cestinho cheio de plásticos
Dia Internacional sem plásticos. Vamos poupar a natureza
Plásticos viram vilões das tartarugas
Nuvens de plástico no Capibaribe
Mar: mais plástico do que peixe em 2050
Plásticos poluem Boa Viagem
Mutirão espontâneo contra o lixo
Plásticos viram vilões das tartarugas
Colete três plásticos na areia
Prêmio de R$ 50 mil para quem no mundo melhor limpar sua comunidade
Catadores tiram 5 milhões de latinhas deixadas pela folia em Olinda
250 milhões de tampinhas retiradas da natureza
Do lixo ao luxo
Pneus na guerra contra o lixo
Troque o lixo eletrônico por plantas
A reciclagem da Renova Ecopeças
Fotos: Edson Holanda / PCR
Excelente informação , Letícia.
Também estou torcendo para que tudo dê certo e que o Recife se torne, realmente, uma cidade limpa e bem cuidada.