Depois de quase desabar, torre da Faculdade de Direito volta ao seu lugar

Aleluia! Depois de tombar – o que provocou até suspensão de aulas e de serviços burocráticos por alguns dias, em 2018 – a torre do relógio da Faculdade de Direito do Recife está, enfim, na fase final de restauração. A informação é da Universidade Federal de Pernambuco,  As obras são minuciosas, e incluem recuperação do campanário, incluindo o minarete, com a substituição de parte das cantarias, arabescos e estruturas, trabalhos em chapas de cobre e…claro, o seu tradicional relógio que está para o Recife  como o Big Ben para Londres. Além disso, o relógio acumula lendas e histórias. Havia inclusive uma superstição na Ufpe, segundo a qual o gestor que o consertasse não viveria para ver o final da obra. E muitos administradores temiam o conserto.

Durante o período da ditadura, presos políticos que ficaram em dependências do quartel do Exército que fica na Rua do Hospício sabiam onde estavam porque da masmorra, ouviam os badalos do carrilhão da FDR. Os trabalhos na torre do relógio contemplam todos os seus elementos internos e externos: restauração do sistema estrutural metálico, suporte do revestimento metálico em madeira, restauração e reconstituição do revestimento metálico em chapa zincada e em cobre, restauração e reconstituição dos elementos decorativos metálicos (florões, guirlandas, almofadas, colunas com a base do fuste e capitéis) e restauração do minarete (parte de coroamento da torre) e do relógio (sinos, casa de máquinas, carrilhão e mostradores). Ou seja, o relógio vai voltar a trabalhar. E também a tocar.

Faculdade de Direito  é uma pérola da arquitetura do início do século, no Recife. Esta é a torre que quase desabou

O prédio da FDR é datado do início do século passado. É tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e fica na Praça Adolfo Cirne, no centro do Recife (em frente ao Parque Treze de Maio).  A reforma, que faz parte da quinta etapa dos trabalhos de restauro da FDR, tem previsão de conclusão até o mês de setembro. “ Estamos diante de edificações singulares, que elevam a identidade arquitetônica do nosso campus”, afirma o superintendente de Infraestrutura da Universidade, Carlos Falcão. Segundo a Ufpe, a intervenção valoriza “o edifício como exemplar da arquitetura com características palacianas de gosto eclético. Conservam-se, portanto, as características da edificação, inscrita nos Livros do Tombo Histórico e das Belas Artes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

As obras de restauração da Torre do Relógio começaram, em novembro de 2018, com a retirada do minarete, que ameaçava desabar. A ameaça de desabamento foi noticiada com exclusividade e em primeira mão pelo #OxeRecife. O projeto é da empresa Jorge Passos – Arquitetura e Restauro, e os serviços estão sendo realizados pela JME Engenharia Ltda. Os projetos executivos, o orçamento e a fiscalização da obra estão sob a responsabilidade da Sinfra-UFPE. O processo licitatório está a cargo da Pró-Reitoria de Gestão Administrativa (Progest).

Os trabalhos na torre do relógio estão contidos na quinta etapa da restauração da FDR, fase que ainda inclui a reforma dos forros e coberturas do prédio. O investimento total nessa etapa, até o momento, é de R$ 7,7 milhões, dos quais R$ 1,2 milhão está sendo destinado aos serviços na torre.  A 2ª parte da 5ª etapa da restauração da FDR está em fase de projeto executivo, mas ainda não há previsão de investimento para a contratação da obra. No projeto, constam intervenções de restauro no alpendre e circulações contíguas, halls sociais e escadas das alas nordeste e sudoeste, fachadas sudeste, nordeste e noroeste e restauração de alegorias metálicas e conjunto de esculturas.

Leia também:
Torre da Faculdade de Direito vai ser removida para não cair 
Torre da Faculdade de Direito tomba e aulas são suspensas
“A Casa de Tobias merece respeito
Faculdade de Direito: torre que tombou é removida e vai a restauração
Faculdade de Direito já está sem a torre que ameaçava desabar
Visitas guiadas fazem sucesso na Faculdade de Direito
“A Casa de Tobias merece respeito”
Visita guiada na Faculdade de Direito
Os 190 anos da Faculdade de Direito
Relíquia achada na Faculdade de Direito
Faculdade de Direito de Direito ganha livro sobre seu patrimônio e passado glorioso
Assalto na Faculdade de Direito prejudica quatro anos de pesquisas
Os 190 anos da Faculdade de Direito 

Olha! Recife é na Faculdade de Direito
Uma radiografia da Faculdade de Direito
Direito,memória, Pau-Brasil e violino
Todo cuidado na podação
Faculdade de Direito abre para visitantes
Visita guiada na Faculdade de Direito é sábado
Sugestão para o Olha! Recife

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Ufpe / Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.