Depois daquele tombo (4)

 Depois daquele tombo (4)
Compartilhe nas redes sociais...

Na campanha eleitoral do ano passado, elas eram um dos temas prediletos dos candidatos a Prefeito da nossa cidade. Todos os candidatos da Oposição esculhambavam a situação de nossas calçadas, consideradas o primeiro degrau da cidadania.

Mas aqui no Recife… coitados de nós, pedestres. Eu, que adoro andar a pé, já fui para o gesso três vezes. Duas delas, de 2013 para cá. O último acidente foi horrível. Quebrei a fíbula, e passei cinco semanas com o pé imobilizado, das quais uma sem conseguir pisar no chão. Há alguns dias, a amiga e leitora Anita Dubeux reclamou das calçadas do bairro da Boa Vista, realmente intransitáveis.

E totalmente inadequadas para cadeirantes. O #OxeRecife se reserva o direito de falar mal de todas as calçadas ruins. Mas também postará aqui as que, pelo menos aparentemente, seriam consideradas boas para se caminhar. Olhem só o exemplo da foto. E nem fica em bairro sofisticado, como Espinheiro ou Boa Viagem. Essa calçada aí é na Rua Estêvão de Sá, que é perpendicular à Avenida Caxangá, no bairro da Várzea.

Ela vem a ser a calçada da oficina da Italiana, concessionária da Fiat, que funciona naquele bairro.  Nada como uma boa calçada, para ajudar na nossa mobilidade, no meio desse trânsito travado do Recife. Gostei de ver. Canteiros grandes, para não sufocar as raízes das plantas,  faixa gramada junto ao muro e espaço suficiente para pedestres e cadeirantes. Bem que a Prefeitura podia instituir um prêmio tipo Eu amo minha calçada, a exemplo do Eu amo minha rua. Só que o prêmio,  ao invés do forró, bem que poderia ser um bônus no Iptu. Que dizem vocês?

Leia também:

Depois daquele tombo
Depois daquele tombo (1)
Depois daquele tombo (2)
Depois daquele tombo (3)
Prefeitura diz que recupera calçadas

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.