Sinceramente, acho que algumas empresas privadas começam a se mirar no mau exemplo do poder público, no que diz respeito às nossas árvores. É o caso de um supermercado, no bairro de Casa Forte, que já foi Bompreço, mas que agora assumiu a bandeira da Walmart.
As instalações internas melhoraram muito, a circulação de usuários idem, o atendimento nos caixas está mais rápido, e a higiene das gôndolas e expositores, agora ficou mais cuidadosa. A circulação externa evoluiu, pois a calçada foi remodelada. E ficou muito bem cuidada.
As calçadas externas do supermercado já não possuem buracos e foram providenciadas rampas para a acessibilidade, assim como sinalização do meio fio, fato importante principalmente para as pessoas idosas, que não enxergam bem e têm dificuldade de distinguir as quinas quando são da mesma cor do asfalto.
Mas no quesito verde, a loja deixa a desejar. Logo na entrada, é possível observar duas árvores degoladas no jardim, sem que tenha havido reposição. E do lado, a situação é ainda pior. A poda radical de cinco outras, já adultas, deixou a entrada lateral do Walmart com seis tocos gigantes à vista, como vocês podem ver na foto. Está certo, que a área é particular e árvores em jardins privados são da responsabilidade do dono. Mas não custa nada respeitar melhor a natureza. Pelo visto, a motosserra insana e o arboricídio estão fazendo escola no Recife. #ParemDeDerrubarÁrvores.
Leia também:
Parem de derrubar árvores (27)
TRT vai compensar árvores derrubadas
Parem de derrubar árvores (32)
O Recife vai ganhar 2000 árvores
Compensação pela selva de concreto
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife