Curso gratuito e virtual de informática para jovens em plena pandemia.

Compartilhe nas redes sociais…

Ligado à Arquidiocese de Olinda e Recife, e com uma bonita folha de serviços prestados a comunidades carentes, o Movimento Pró-Criança não para nem na pandemia nem no lockdown. Agora mesmo, está ofertando curso gratuito de suporte técnico em informática. As inscrições só podem ser feitas por telefone (34128952), e as aulas começam no próximo dia 22. Para não desrespeitar a quarentena, o curso – idealizado para ser híbrido – terá a primeira parte apenas virtual, em respeito ao decreto governamental que impôs o isolamento social até o próximo dia 28.

A novidade é uma iniciativa do Núcleo de Inclusão Digital (NID) da ONG, em parceria com o Grupo Raymundo da Fonte, voltada para jovens com idades a partir dos 13 anos. O novo curso capacitará os alunos com conceitos de eletrônica e eletricidade, além de ensiná-los sobre o funcionamento de aparelhos e componentes eletrônicos e suas formas de conexão. Os estudantes aprenderão ainda sobre linguagem de programação e recondicionamento, e manutenção preventiva e corretiva de computadores. “Reunimos o melhor de todo know-how do NID nessa nova iniciativa. Ao final do curso, os beneficiários estarão qualificados para trabalhar em empresas como helpdesk, ou seja, no suporte e resolução de problemas técnicos de informática”, explica o coordenador do NID, Fernando Marroquim.

Pró-Criança tem trabalho de destaque em favor de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

As inscrições para o curso de suporte técnico em informática começaram no dia 9, mas podem ser feitas até 22. Pais ou responsáveis pelo adolescente devem entrar em contato com o setor psicossocial da Unidade Coelhos, na Boa Vista, pelo telefone (81) 3412.8952 para informar dados básicos como nome e endereço.  Em princípio, os inscritos deveriam comparecer à unidade no dia e horário agendado para a entrega da documentação: cópias do RG, CPF, comprovante de residência, declaração escolar, cartão do SUS, além de uma foto 3×4. A Unidade Coelhos do Pró-Criança fica localizada na rua dos Coelhos, número 317, em frente ao Imip.

Porém, devido à quarentena, eles poderão antecipar essas informações por telefone e entregar os documentos depois da quarentena. Ao todo, são 50 vagas para moradores da região metropolitana do Recife (RMR), divididas entre manhã e tarde. As aulas começam no dia 22 de março e seguem até junho, totalizando 120 horas. O curso será realizado de maneira híbrida, parte da formação será por meio da plataforma EaD Pró-Criança (ead.movimentoprocrianca.org.br) e outra em sala com encontro presencial. As atividades on-line serão oferecidas por meio de vídeos gravados e disponibilizados na internet em conjunto com materiais de apoio para estudo. “Além disso, serão utilizadas as plataformas externas tinkercad para atividades práticas e o Google Meet para as aulas síncronas”, conta Marroquim. As atividades presenciais, por outro lado, serão realizadas por agendamento,após a encerrada a quarentena.

A sala de aula terá ocupação máxima de 30% de sua capacidade ou seis pessoas incluindo o educador, respeitando todos os protocolos de segurança conforme determinam as autoridades de saúde e do governo. “Os beneficiários receberão kits com face shields e luvas nitrílicas, além de álcool 70% para a higienização das mãos e álcool isopropílico para desinfecção dos aparelhos. Antes de entrar na sala, todos passarão por tapetes sanitizantes e terão a temperatura aferida”, afirma Marroquim. Ao final do curso, os alunos concluintes receberão certificado digital e também um impresso que será enviado com segurança pelos Correios. O NID é uma iniciativa do Pró-Criança em parceria com o Grupo Raymundo da Fonte que já formou, desde 2015, mais de 2.300 crianças, adolescentes e jovens. Há dois anos, foi reconhecido como melhor iniciativa de impacto social do Nordeste e a terceira do país pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil. Com o foco no reaproveitamento de computadores e na conscientização ambiental sobre a destinação correta dos resíduos eletroeletrônicos, o NID também funciona como um centro de coleta desses materiais. Monitores, notebooks, tablets e celulares, por exemplo, são utilizados na qualificação profissional dos jovens durante os cursos.

Leia também:
Pró-Criança abre novos cursos para meninos e meninas

Pró-Criança no Setembro Amarelo
Setembro Amarelo previne o suicídio
Seja voluntário e salve uma vida
Valorização da vida em parque e quartel
Com vontade de se matar, não fique só
Pró-Criança começa a campanha Colorindo a Esperança
Pandemia:  Pró-Criança retorna devagar
Pandemia: Movimento Pró-Criança  faz bonito
Pró-Criança: 3D para produção de máscaras
Pró-Criança: curso virtual ajuda mães
Participe dessa bela história
Aulas gratuitas de balé e música
A história de superação de um gênio
Cais da Alfândega tem concertão
Cantata Natalina no Recife Antigo
Crianças revitalizam praça nos Coelhos 
Aprenda música de graça: 108 vagas
Aprenda a gostar de música erudita

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Movimento Pró-Criança / Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.