CTTU diz que fiscalizou Orla no primeiro domingo do ano

Apesar da bagunça generalizada, na manhã do último domingo, na Orla de Boa Viagem, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) informou que 50 agentes foram mobilizados no dia 1 de janeiro, para disciplinar o tráfego na Zona Sul. Em nota enviada ao #OxeRecife, a instituição informa que, desde 2013, já foram aplicadas mais de 92 mil atuações naquela área.

Na última segunda-feira, #OxeRecife mostrou que carroças utilizadas pelos barraqueiros de Boa Viagem já começam, mais uma vez, a ocupar as calçadas, tomando espaço do pedestre. Mostrou, também, total desrespeito em áreas de estacionamento proibido, com automóveis particulares invadindo os pontos de táxis, locais de descarga, e ainda ao longo da faixa que margeia a ciclovia, onde o estacionamento só é permitido nas áreas recuadas do calçadão. Pedi à CTTU o número de autuações registradas a partir da manhã do domingo, mas não obtive resposta para complementar a nota enviada ao Blog pela CTTU.

Essa cena, de fiscalização na Orla, realmente tem sido vista aos domingos em Boa Viagem, mas no dia 1, se apareceu, não fez efeito.
Essa cena, de fiscalização na Orla, realmente tem sido vista aos domingos em Boa Viagem, mas no dia 1, se apareceu, não fez efeito. Foto é do final do ano passado.

Segundo a CTTU, todo o esforço tem sido realizado para evitar engarrafamentos na praia de Boa Viagem, inclusive aos finais de semana. Diz a nota: “A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) informa que tem realizado um esforço contínuo e intenso para garantir cada vez mais segurança e fluidez em toda a cidade. Para tanto, no último domingo, 1º de janeiro de 2017, uma equipe de 50 agentes de trânsito foi destacada para realizar os trabalhos de fiscalização e monitoramento do tráfego somente no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife”.

Basta um pequeno descuido da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano para a invasão das calçadas começar.
Basta um pequeno descuido da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano para a invasão das calçadas começar, como ocorreu no último domingo. Situação, no entanto, já foi ainda pior, e vem melhorando desde 2015. Dia mais crítico, foi 1 de janeiro.

Acrescenta a nota: “Para atender a região, o órgão ainda conta com a operação especial “Bairro Legal”, implantada no Pina e em Boa Viagem, criada com o objetivo de coibir a prática de estacionamento irregular. Desde sua criação, em 2013, mais de 92 mil autuações já foram registradas apenas pela operação”. Realmente, aos domingos, observa-se viaturas da CTTU, inclusive com reboque, para apreender veículos em situação irregular. O #OxeRecife já foi muito reduzida a invasão de motos e carroças nas calçadas.  Mas na manhã do dia 1, não  vi  fiscalização na Orla, e o resultado foi o desrespeito às leis do trânsito, o que terminou provocando congestionamento durante o horário de frequência à praia, assim como ocupação irregular de calçadas.

(Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife)

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.