Apesar da bagunça generalizada, na manhã do último domingo, na Orla de Boa Viagem, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) informou que 50 agentes foram mobilizados no dia 1 de janeiro, para disciplinar o tráfego na Zona Sul. Em nota enviada ao #OxeRecife, a instituição informa que, desde 2013, já foram aplicadas mais de 92 mil atuações naquela área.
Na última segunda-feira, #OxeRecife mostrou que carroças utilizadas pelos barraqueiros de Boa Viagem já começam, mais uma vez, a ocupar as calçadas, tomando espaço do pedestre. Mostrou, também, total desrespeito em áreas de estacionamento proibido, com automóveis particulares invadindo os pontos de táxis, locais de descarga, e ainda ao longo da faixa que margeia a ciclovia, onde o estacionamento só é permitido nas áreas recuadas do calçadão. Pedi à CTTU o número de autuações registradas a partir da manhã do domingo, mas não obtive resposta para complementar a nota enviada ao Blog pela CTTU.

Segundo a CTTU, todo o esforço tem sido realizado para evitar engarrafamentos na praia de Boa Viagem, inclusive aos finais de semana. Diz a nota: “A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) informa que tem realizado um esforço contínuo e intenso para garantir cada vez mais segurança e fluidez em toda a cidade. Para tanto, no último domingo, 1º de janeiro de 2017, uma equipe de 50 agentes de trânsito foi destacada para realizar os trabalhos de fiscalização e monitoramento do tráfego somente no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife”.

Acrescenta a nota: “Para atender a região, o órgão ainda conta com a operação especial “Bairro Legal”, implantada no Pina e em Boa Viagem, criada com o objetivo de coibir a prática de estacionamento irregular. Desde sua criação, em 2013, mais de 92 mil autuações já foram registradas apenas pela operação”. Realmente, aos domingos, observa-se viaturas da CTTU, inclusive com reboque, para apreender veículos em situação irregular. O #OxeRecife já foi muito reduzida a invasão de motos e carroças nas calçadas. Mas na manhã do dia 1, não vi fiscalização na Orla, e o resultado foi o desrespeito às leis do trânsito, o que terminou provocando congestionamento durante o horário de frequência à praia, assim como ocupação irregular de calçadas.
(Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife)