Vejam que notícia boa. Nada menos de 378 aves e 20 jabutis foram reintroduzidos à natureza pela Agência Estadual de Meio Ambiente (Cprh). A operação foi nessa terça-feira. Os bichinhos haviam sido apreendidos em várias operações de fiscalização, e eram alvo do tráfico de animais, atividade criminosa, mas muito atuante em todo o País.
Por exemplo, dos 378 pássaros liberados, 56 haviam sido repatriados de São Paulo para Pernambuco, no mês de janeiro, quando foram apreendidos por policiais daquele estado. Entre eles , encontram-se galos de campina (19), papa-capins (19), patativas (oito), cravinas (cinco), concrizes (três) e cancões (dois).
Todos os pássaros liberados estavam no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), órgão da Cprh, que é destinado ao acolhimento e tratamento de animais silvestres, por determinação de Lei Federal. Além dos que foram apreendidos em São Paulo, foram liberados, também, rolinhas, sibitos, bigodes, azulões, sanhaçus, jandaias.
Essas aves haviam sido recolhidas em operações em Pernambuco, tanto da Cprh quanto da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma). Já os jabutis foram recebidos pela Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, onde passaram por tratamento e período de readaptação. Os animais foram liberados em área de soltura, no município de Salgueiro, Sertão de Pernambuco. Agora, felizmente, estão todos livres. E que Deus os mantenha longe da ganância dos traficantes.
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / Cprh