Eles merecem. Principalmente aqueles que passam o dia nas ruas, zelando pela segurança da população, enfrentando gente sem máscara, dissolvendo festas clandestinas. Os profissionais da segurança pública que atuam em Pernambuco começaram a ser imunizados contra a Covid-19, nesta terça-feira (06.04). Nesse primeiro momento, no entanto, serão vacinados 1.692 servidores de forças vinculadas à Secretaria de Defesa Social e outros 808 ligados a órgãos federais, como a Política Federal, a Rodoviária Federal e ainda das Forças Armadas.
A vacinação teve início em ato simbólico, na sede da SDS, no bairro de Santo Amaro, quando um servidor de cada instituição foi imunizado. A inclusão dos profissionais de segurança pública foi solicitada pelos governadores brasileiros ao Plano Nacional de Imunização. Eles também pediram imunização dos professores. “Nossa solicitação foi atendida parcialmente e continuamos na luta pela imunização dos trabalhadores da educação”, afirmou o Governador Paulo Câmara (PSB).
Nesta fase, serão vacinados com a primeira dose apenas os profissionais empregados diretamente nas operações de fiscalização das medidas sanitárias, com atendimento direto ao público, resgate e salvamento, plantões de delegacias e servidores da ponta da segurança pública. Serão aplicadas vacinas em 1.221 policiais militares, 316 policiais civis e em 155 bombeiros militares.
Sobre o recebimento de mais imunizantes, o socialista disse esperar ter maior quantidade de vacinas. “No mês de março, já houve avanços, mas ainda muito aquém do necessário. Esperamos que abril seja um mês melhor, e estamos na expectativa de outras vacinas chegarem, como a russa. Inclusive, hoje temos reunião com a Anvisa, buscando a liberação das 37 milhões de doses que foram adquiridas pelos governos do Nordeste”, finalizou.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, nessa terça-feira foram registrados 2.179 novos casos da Covid-19. Destes, sete por cento desenvolveram a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Agora os casos oficialmente computados da infecção chegam a 350.505 desde o inicio da pandemia, dos quais 36.844 precisaram de respiração artificial. Também foram confirmados em laboratório, 58 óbitos provocados pela doença. Agora, só em Pernambuco, somam 12.479 o total de vidas perdidas para a pandemia.
Leia também:
Covid: Bolsonaro vira “Judas” no Recife
Pandemia: lojas cheias, miséria na rua e recorde de casos
Recorde diário no número de óbitos
Covid: Pernambuco ultrapassa 12.000 mortes
Ocupação de leitos de UTI chega a 98 por cento
Quarentena é prorrogada
Pernambuco bate recorde de casos e seringas vão ao interior
Recife ganha mais dois postos de vacinação
Pernambuco ganha 208 mil doses e compra 4 milhões
Pernambuco bate outro recorde triste
No Recife, 90 por cento do público alvo acima de 70 já se vacinou
Vacinação contra a Covid-19 para quem tem 69
Cuidado com dose fantasma. Fique de olho na seringa na hora da vacinação
Vacinas seguem para o interior
Governadores e prefeitos cansam de esperar por vacinas
Governadores pressionam Pazuello por vacina. Paulo Câmara teme o caos
Vacina chega devagar. Vírus em alta velocidade. Agora é lockdown
Pernambuco todo em lockdown
Vacinas seguem para o interior
João Campos tenta agilizar compra de vacinas via Consórcio
Nova remessa de vacinas chega a Pernambuco
Vacinas que chegaram domingo seguiram para interior
Vacinas AtraZeneca/Oxford chega a Pernambuco
Vacinas seguem para regionais de saúde
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Aluísio Moreira / Divulgação/ SEI