O número de pessoas oficialmente infectados pela Covid-19 chega a 406.585 em Pernambuco, sendo que 1.917 foram registrados nas últimas 24 horas. Entre os novos casos, oito por cento (155) desenvolveram a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), quando o paciente necessita hospitalização e respiração artificial.
No total, o estado tem 40.234 casos graves e 366.351 são tidos como leves. Também foram confirmados 71 óbitos, ocorridos entre 03/06/2020 e 29/04/2021. Com isso, o Estado totaliza 14.038 mortes pela Covid-19. Entre as vítimas da Covid-19, a mais recente é uma figura muito querida da criançada: o ator Eli Dias, que por duas gerações desempenhou o papel de Papai Noel no Plaza Shopping.
Eli foi o bom velhinho por 25 anos. Mas tirando o período natalino vivia para a cultura, setor ao qual dedicou sua vida. Era ator, diretor de teatro, dramaturgo. “Eli conseguia transmitir e manter vivo, com sua simplicidade e genialidade artística, o verdadeiro espírito do Natal entre as milhares de crianças e adultos que visitavam o shopping nos meses de novembro e dezembro”, informou, em nota o Plaza Shopping.
Vamos torcer para que se concretize a promessa feita hoje pelo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de que até o final de 2021 toda a população brasileira estará vacinada. Promessa que não é fácil de se acreditar. Pois ao contrário de outros países – que fizeram reservas antecipadas dos imunizantes – o Brasil está correndo atrás do tempo perdido. Até porque o próprio Presidente, Jair Bolsonaro, com todo o seu negacionismo, minimiza o quanto pode a importância do uso da vacina contra a Covid-19.
Bozó chegou a dizer que não tomaria a dose porque não queria “virar jacaré”. Péssimo exemplo. Nesta semana, um dos seus auxiliares mais próximos, General Luiz Eduardo Ramos, confidenciou em reunião que tomou a vacina “escondido”. E ele é “somente” Ministro Chefe da Secretaria de Governo. E parece ter estado envergonhado diante do chefe, por ter tomado a vacina. Ou seja, enquanto a nação brasileira sonha com os imunizantes, o Bozó e seus auxiliares fazem o caminho inverso, parecendo que correm da vacina como o diabo da cruz. E se acham que ela tem importância, preferem esconder que reconhecem essa verdade. Sentem vergonha porque se vacinaram. Dá para acreditar?
Ontem, amiga do #OxeRecife foi tomar a segunda dose da Coronavac e voltou para casa sem nada, nem mesmo a certeza de quando completaria a imunização exigida pelo protocolo. E isso no Recife, onde o trabalho de imunização é um primor de organização, ao contrário de municípios de outros estados e da própria Região Metropolitana daqui, onde houve filas, aglomeração e bagunça.
Leia também
Nova remessa de vacinas chega com 92 mil doses a menos
Pandemia deixa idosos “cansados e desanimados”
Pernambuco recebe 225.150 doses
Covid em alta e ocupação de leitos perto de 100 por cento
Covid-19: Só a vacina salva
Covid: Começa vacinação de policiais
Covid: Bolsonaro vira “Judas” no Recife
Pandemia: lojas cheias, miséria na rua e recorde de casos
Recorde diário no número de óbitos
Covid: Pernambuco ultrapassa 12.000 mortes
Ocupação de leitos de UTI chega a 98 por cento
Quarentena é prorrogada
Pernambuco bate recorde de casos e seringas vão ao interior
Recife ganha mais dois postos de vacinação
Pernambuco ganha 208 mil doses e compra 4 milhões
Pernambuco bate outro recorde triste
No Recife, 90 por cento do público alvo acima de 70 já se vacinou
Vacinação contra a Covid-19 para quem tem 69
Cuidado com dose fantasma. Fique de olho na seringa na hora da vacinação
Vacinas seguem para o interior
Governadores e prefeitos cansam de esperar por vacinas
Governadores pressionam Pazuello por vacina. Paulo Câmara teme o caos
Vacina chega devagar. Vírus em alta velocidade. Agora é lockdown
Pernambuco todo em lockdown
Vacinas seguem para o interior
João Campos tenta agilizar compra de vacinas via Consórcio
Nova remessa de vacinas chega a Pernambuco
Vacinas que chegaram domingo seguiram para interior
Vacinas AtraZeneca/Oxford chega a Pernambuco
Vacinas seguem para regionais de saúde
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / Plaza Shopping