Se no sábado (1/2) vai ter Recife Running Tour com o Projeto Olha! Recife, pelo centro, na Zona Oeste vai ter outro programa para os atletas de plantão, em meio à exuberância da natureza e da gigantesca obra de arte que é a Oficina Francisco Brennand, no Bairro da Várzea, um dos mais bucólicos da cidade. É que logo cedinho acontece a Porto Track&Field Experience – Etapa Oficina Francisco Brennand, evento que une esporte, arte e natureza. Locais dos eventos à parte, a diferença entre os dois é que a do Olha! Recife é grátis, enquanto os corredores desembolsaram R$ 130 pelas inscrições da experiência na Várzea que, aliás, esgotaram.
A corrida da Várzea tem percursos de cinco e dez quilômetros, com largada às 6h10 da manhã, ao lado da Capela Imaculada Conceição. “Os trajetos foram pensados para proporcionar desafios e, ao mesmo tempo, momentos de contemplação”, segundo o treinador Deco Nonato, responsável técnico pelo evento. “Os 5 km começam com ida e volta de 2 km em estrada de barro do entorno, sinalizado e tranquilo, até a cancela principal. Depois, os participantes entram na Oficina Francisco Brennand para um tour de 1 km, correndo por entre a arquitetura, contemplando as obras e a flora do muse”, detalha. A chegada também será ao lado da Capela Imaculada Conceição.
Já para quem escolheu os 10 km, o desafio é maior, mas igualmente recompensador. Após completar o primeiro trajeto de 5 km, os corredores seguirão para uma trilha curta, ainda passando pela Oficina. Segundo Deco, essa segunda etapa “entrega imagens belíssimas e detalhes únicos do espaço cultural.” Para finalizar, o percurso de 10 km leva os participantes para uma trilha de 3 km em plena reserva de Mata Atlântica, proporcionando contato direto com a natureza. “A trilha é uma imersão no verde. Sombra fechada, fauna e flora exuberantes, um verdadeiro presente para os sentidos. Quem corre, sente a alma renovada ali”, enfatiza o treinador.
Claro que por ser pago, o evento reservou algumas mordomias. É que o final do percurso dá direito a um coffee break funcional para os atletas participantes. A experiência esportiva ainda inclui aulas de yoga (duas turmas já fechadas), com a equipe do Pura Luz Yoga, que vai explorar com os participantes técnica de meditação e respiração (Kriya Kundalini Yoga) e, claro, sequência de movimentos (posturas) e respiração, a Vinyasa Yoga. As inscrições já estão encerradas. A premiação ocorre às 8h. E quem estiver inscrito no Porto Track&Field Experience, neste sábado, paga R$ 30,00 (trinta reais) para visitar a Oficina Francisco Brennand, com direito a visitas mediadas por monitores do museu, que abre às 9h da manhã.

Nos links abaixo, mais informações sobre a Oficina Francisco Brennand
Leia também
Olha! Recife oferta roteiros correndo, andando de barco, de ônibus e de bike
Exposição Cosmo Chão, com entrada gratuita, na Oficina Francisco Brennand
Oficina Cerêmica Francisco Brennand tem sua função social reconhecida
Oficina Francisco Brennand reabre seus salões de esculturas e entrada é gratuita no sábado
Francisco Brennand: Arte monumental & natureza generosa
Ar refrigerado da mata sob o sol
Após ser pilhado à exaustão Parque de Esculturas Francisco Brennand é entregue
Após pilhagem, Parque de Esculturas no Marco Zero começa a ser restaurado
Pronto projeto para recuperação do Parque de Esculturas no Marco Zero
Torre de Cristal sai do breu, mas peças ainda estão sem reposição
Que breu é esse na Torre de Cristal?
Torre de Cristal não pode apagar: Trevas onde devia haver luzes
Depois de pilhado à exaustão, Parque das Esculturas terá segurança 24 horas
O drama do Parque de Esculturas: Proteger o patrimônio não é caro
Instituto Oficina Francisco Brennand: O Recife não merece tamanho desrespeito
Parque das Esculturas pilhado. Cadê a serpente que estava aqui?
Parque das Esculturas e indignação: “Esse post é um pedido de socorro”
Marginais roubam tudo, de escultura de uma tonelada a trator. Punição…
Outra obra de Francisco Brennand sofre degradação no Centro. Veja qual é
No Dia da Amazônia, trilha pela Mata Atlântica, na Várzea
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Grinaldo Gadelha (Divulgação) e Letícia Lins (Acervo #OxeRecife)