Pelo menos, em Pernambuco, o início da vacinação contra o coronavírus não transcorreu em clima de confronto político, como o lamentável espetáculo que ocorreu no último domingo, com troca de farpas e entre o Governador de São Paulo, João Doria (PSDB) e o Governo Federal, representado pelo Presidente Jair Bolsonaro e seu desastrado Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. No domingo, o que o Brasil viu foi um “ringue” vergonhoso. No Estado, Governador(Paulo Câmara) e Prefeito (João Campos) pertencem ao mesmo partido (PSB). E dividiram os “louros” da vacinação. Pelas respectivas assessorias de Imprensa, ambos compartilharam a mesma informação sobre a primeira pessoa a receber a dose da CoronaVac, cada qual mostrando o esforço desenvolvido para garantir a logística para a vacinação.
“Um momento histórico, que reacende a esperança dos pernambucanos. A técnica de Enfermagem Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, de 52 anos, foi a primeira pernambucana vacinada contra a Covid-19 no Estado”, informou o Palácio do Campo das Princesas. “A vacinação contra a covid-19 já começou no Recife. A técnica de enfermagem Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos (52) foi a primeira recifense a ser vacinada pela covid -19. Moradora do Ibura, Zona Sul do Recife, ela é mãe de dois filhos e trabalha na linha de frente do combate à Covid-19 do Hospital Universitário Oswaldo Cruz e faz parte do grupo prioritário para a imunização”, informa o Palácio Antônio Farias, prédio sede da Prefeitura. Como o desembarque das vacinas atrasou, a cerimônia da primeira vacinação só ocorreu à noite.

Comemorações à parte, pelo menos agora, a primeira etapa de vacinação ficará aquém do que foi planejado pela Secretaria Estadual de Saúde, dentro das prioridades do Plano Nacional de Imunização. O PNI estabeleceu que o grupo prioritário número 1 englobaria idosos com mais de 75 anos, indígenas aldeados, idosos com mais de 60 anos que moram em asilos e profissionais de saúde. Em Pernambuco, isso corresponde a cerca de 630 mil pessoas. Para garantir as duas doses a todos eles, seriam necessárias 1.260.000 vacinas. Mas o que chegou foi 21 por cento da quantia esperada. “Como o Ministério da Saúde está enviando 270 mil doses para Pernambuco neste lote, não será possível atender o primeiro grupo prioritário por completo”, informa a Secretaria Estadual de Saúde .
Por isso, a nova recomendação do Ministério é que as primeiras doses sejam destinadas a profissionais da saúde que atuem na ponta, como é o caso de Perpétua. E também idosos que vivem em asilos, pessoas com deficiência que vivam em instituições de longa permanência e indígenas aldeados. No Recife, a vacinação prosseguiu, hoje, beneficiando profissionais de saúde. As doses destinadas ao interior do estado começaram a ser embarcadas na terça-feira, e não na segunda, como estava previsto anteriormente. Serão utilizados na logística de distribuição seis caminhões, sendo quatro refrigerados, adequados para longas distâncias. “Os veículos não refrigerados não ensejam qualquer risco às vacinas, pois elas estão armazenadas em caixas térmicas a uma temperatura entre quatro e oito graus, garantindo uma durabilidade de no mínimo 48 horas”, informa a SES. Em Pernambuco, foram registrados 1.635 novos casos da Covid-10 nas últimas 24 horas. O número oficial de pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus chega agora a 243.044 no estado. Messa terça-feira, foram confirmados 28 óbitos devido à pandemia. Agora, o total de vidas perdidas no estado chega a 10.059.
Leia também:
Vacinas seguem hoje para regionais de saúde
Enfim, a vacina contra a Covid-19. Óbitos já passam de 10 mil em Pernambuco
Pandemia, panelaço e doações ao Amazonas
Pernambuco está pronto para distribuir vacina contra Covid-19
Covid-19: Números preocupam mas bares abusam na Zona Norte
Governadores pressionam Pazuello por vacina
Seringas para vacinação contra Covid-19 começam a embarcar para o interior
Pernambuco tem estoques de seringas. Mas… cadê a vacina?
Prefeito trabalha Plano B caso Ministério não envie vacinas
Voltar à normalidade, como? Gripezinha, resfriadinho ou genocídio?
Covid-19 mata o “véio” Genival Lacerda
Pandemia: Governo proibe festas e praias podem fechar de novo
Covid-19: Médicos intensivistas podem se inscrever
Cientistas contestam Bolsonaro
Cientistas e médicos: “Vidas são mais importantes que cargos políticos”
Feliz 2021 e que o “novo normal” volte ao “velho normal”
Casos de Covid batem recorde em Pernambuco
Pandemia: Sem fogos de artifício, virada do ano terá show de laser
Baile do Menino Deus: “Não houve nenhum caso de contágio”
Com a pandemia, Baile do Menino Deus vira cinema
Estamos passando por um momento difícil da pandemia
Governo diz que já chamou 8,1 mil profissionais para lutar contra a Covid
Em calamidade pública,Pernambuco cancela carnaval
Covid-19 volta a subir. E muito
Pandemia cresce e Pernambuco tem 428 novos leitos públicos
Crise na saúde: #SomostodosCisam
Covid: números preocupam mas bares abusam na Zona Norte
Pernambuco está pronto para distribuir vacina contra Covid-19
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Hélia Scheppa/SEI e Heudes Regis/SEI