Contra as “clareiras” do Espinheiro

Compartilhe nas redes sociais…

A excessiva erradicação  de árvores começa a mobilizar alguns bairros do Recife. A vez agora é do Espinheiro, cujos moradores e frequentadores acabam de entregar um abaixo-assinado ao  Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, Bruno Schwambach, solicitando que se “preserve e restaure” a arborização do bairro, para que ele retorne à sua tradição do “efeito túnel verde”.  Realmente lembro de algumas vias do Recife que pareciam túneis verdes mesmo. E grande parte delas ficava no Espinheiro. Documento foi entregue na última sexta-feira, durante audiência pública sobre a Arborização do Recife, na Câmara Municipal. E o movimento pela volta dos “túneis verdes”  já ganhou até hastag #EspinheiroSombreado.

Para os mais de cem signatários do documento, a iniciativa é indispensável. E enumeram três motivos: “1- Trata-se o Espinheiro de um dos bairros historicamente mais arborizados do Recife, tendo sido um dos poucos da cidade a ser beneficiado pelo efeito túnel verde(ainda presente em alguns poucos trechos) com vegetação farta promovendo um sombreado contínuo nas artérias da região. 2- Esse efeito foi conseguido em decorrência do processo de arborização do bairro na primeira metade do século 20, com os famosos oitizeiros plantados nos bairros da cidade e que, no Espinheiro tiveram desenvolvimento especial e uniforme. 3- Ocorre que desde o final do século passado, continuando aceleradamente no princípio desse século, verifica-se um processo  de poda  extensiva e erradicação de árvores sem plantio, o que tem provocado, na prática, a abertura de “clareiras”, o desaparecimento do efeito “túnel verde”, o aumento da insolação e, como resultado, a perda do sombreamento característico do bairro”.

Francisco Cunha entrega documento a Secretário  contra “clareiras” e pela volta dos “túneis verdes” do Espinheiro.

Como vocês observam, o arboricídio começa a incomodar muita gente no Recife. Moradores e frequentadores do bairro pedem “que seja efetuado diagnóstico da situação atual de arborização do bairro, bem como apresentação de plano de manejo e rearborização com explicitação da estratégia a ser adotada e do cronograma de execução, com o objetivo de restaurar o sombreamento do Espinheiro, atualmente em amplo e franco processo de degradação”. O documento foi entregue pelo arquiteto, urbanista e consultor Francisco Cunha. Na última quinta-feira, ele participou de audiência pública na Câmara Municipal sobre “Arborização do Recife”. Também participei do encontro,  representando o #OxeRecife, por conta da nossa campanha #ParemDeDerrubarÁrvores, que resume  a nossa  luta contra o arboricídio e a motosserra insana.

O audiência foi convocada pelo vereador Jayme Asfora (PMDB). Efelizmente, rendeu frutos como noticiei aqui na própria quinta-feira.   Francisco está impressionado com as “clareiras” do Espinheiro. E eu, incomodada com o arboricídio que a gente vê nas ruas do Recife, onde há um toco em cada esquina. Francisco  tem autoridade para falar no assunto Espinheiro. É que embora tenha nascido no Prado, morou no Espinheiro (Av João de Barros, dos 3 aos 26 anos). Estudou no Instituto do Recife, junto ao Cinema Espinheirense  e no Regina Coeli ( na Barão de Itamaracá). Depois,  morou na Conselheiro Portela. Trabalha no Barão de Itamaracá (TGI) desde 1992. Portanto, está bem à vontade para falar sobre os efeitos do arboricídio naquele bairro, que já foi muito verde. Todo bairro tem que se mexer. Se assim não for, daqui a pouco só tem tocos em nossas calçadas. Abaixo o arboricídio! Parem de derrubar árvores.

Leia também:

Parem de derrubar árvores (80) 
Lei para conter o arboricídio
Compensação pelo arboricídio
Espinheiro quer túneis verdes
“Abaixo o arboricidio insano”

“Texto: Letícia Lins / #OxeRecife Fotos: Francisco Cunha e Maurício Guerra / Cortesia

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (512). Degola dupla no bairro do Espinheiro

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Parem de derrubar árvores. Comuns no Recife, arboricídios pipocam no país

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.