Consumo consciente na XepaCult

Compartilhe nas redes sociais…

Vejam que evento criativo: a XepaCult – Mostra de Gastronomia de Tradição pelo Consumo Consciente, que acontece nesse sábado, dia 15, na Mamau, no Espinheiro. Dessa vez com a presença das mestras cozinheiras Valdeci Silva e Rozeane Mendes, de Conceição das Crioulas, comunidade quilombola de Salgueiro, cidade localizada a 518 quilômetros do Recife. As duas prepararão pratos tradicionais quilombolas, assim como novas receitas criadas com a “xepa” da feira de produtos orgânicos das Graças. Mas também adicionam ingredientes trazidos do Sertão.

Entre as iguarias que elas oferecem ao público, encontram-se o Baião de Dois, o Angu com Galinha e o Baião de Xerém. A proposta XepaCult é estimular o consumo consciente, a partir da valorização do patrimônio gastronômico de comunidades quilombolas e povos indígenas de Pernambuco. A primeira edição da XepaCult teve início em agosto deste ano e segue até março de 2018. A cada evento, duas mestras cozinheiras quilombolas ou indígenas preparam pratos com a xepa da feira de orgânicos e ingredientes trazidos de suas comunidades.

 

“Ao cozinhar com a xepa da feira de orgânicos, o projeto traz um alerta sobre o desperdício de alimentos. De acordo com Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), um terço de todo alimento produzido no mundo é desperdiçado a cada ano.  O cardápio da XepaCult é definido depois da ida a feira agroecológica das Graças, no sábado cedinho, onde as cozinheiras buscam aproveitar alimentos que sobram, a conhecida “xepa”. Entre as receitas que podem ser preparadas estão o Baião de Dois, o Angu com Galinha, o Munguzá e o Baião de xerém”, informam os organizadores do evento.

O projeto foi criado pela pesquisadora e produtora Mônica Jácome, que se inspirou no movimento Slow Food, que defende a sociobiodiversidade alimentar e a valorização da agricultura familiar, prezando pela comida de verdade, boa, limpa e justa para todos. Mônica atualmente é mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural na UNIRIO com o projeto de dissertação Pratos de Resistência: contribuições ao estudo do patrimônio gastronômico de Pernambuco. A XepaCult, além de degustação, promove também exposição fotográfica com imagens de Conceição das Crioulas, produzidas pelos próprios quilombolas. Também haverá apresentação musical com  “O som do barro”, com Mestre Nado e convidados.

Leia também:

Vida verde e saudável no Plaza
Hortas fazem a festa nas escolas
Festa e samba na horta urbana
Faça sua horta urbana com pimenta
Sementes que brotam na Zona Norte
Aprenda a fazer sua horta e seu jardim
Aprenda o cultivo de hortaliças no Sítio Trindade

Serviço:
Mostra de Gastronomia de Tradição pelo Consumo Consciente
Com quem: Valdeci Silva e Rozeane Mendes, da Comunidade Quilombola Conceição das Crioulas
O quê: ( XepaCult preparada com sobras de feira orgânica
Onde: Maumau, Rua Nicarágua, 173, Espinheiro
Quando: sábado, 16/12
Entrada: gratuita (com degustação gastronômica)
Horário: das 13 às 17h
Atrações: exposição fotográfica e show musical O Som do barro, com Mestre Nado.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Magda Silva / Divulgação / XepaCult

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.