Construída no século 19, reformada no século 20, Ponte Princesa Isabel passa por intervenção

Compartilhe nas redes sociais…

Já era tempo. A Ponte Princesa Isabel – que liga os bairros da Boa Vista a Santo Antônio desde 1863 – passa por intervenção, que deve custar R$ 10,6 milhões aos cofres públicos. Além da recuperação do tabuleiro da ponte, do guarda-corpo, das vigas e lajes, a reforma também inclui substituição de 90 aparelhos de apoio,  chegando a um total de 9.333,17 m² de área recuperada e reforçada.  Tem, ainda, camada de impermeabilização para o concreto, e eliminação das pichações que lá foram colocadas pelos vândalos  de plantão de sempre.  A intervenção começou em dezembro e deve ser concluída em junho de 2024.

Os serviços fazem parte do Programa de Recuperação de Pontes, o mesmo que já beneficiou as pontes da Torre, do Derby, a Motocolombó e a Giratória que, apesar do nome, não gira mais. Além das pontes, receberam reparos os viadutos Joana Bezerra, Via Mangue e da Avenida Norte.  Na manhã desta terça-feira (1º), o prefeito do João Campos (PSB) vistoriou os serviços que, segundo a Prefeitura, avançaram 15 por cento até o momento. “A estrutura já estava bastante danificada e poderia gerar riscos se não fosse feito nenhum tipo de intervenção”, afirmou o Prefeito.

Ponte Maurício de Nassau ganha intervenção não só na parte externa como também nas estruturas.

O gestor municipal também aproveitou a oportunidade para lembrar da história da estrutura por onde passam tantos veículos e pedestres diariamente: “Ela foi construída em 1863 por uma equipe inglesa, mas foi projetada pelo francês Louis Léger Vauthier, o mesmo que fez o projeto do Teatro de Santa Isabel e do Mercado de São José. Em 1913, ela foi reconstruída em concreto armado, porque a primeira versão era de aço. Em 1967, foi recuperada depois de duas grandes cheias que acometeram a nossa cidade, já na gestão de Augusto Lucena como prefeito do Recife. Agora em 2023, estamos fazendo a recuperação”.

Outras pontes também precisam de intervenção, como a Duarte Coelho, que liga a Avenida Conde da Boa Vista à Avenida Guararapes, onde até os frisos de cobre da calçada foram arrancados. Também poderia haver um jeito de evitar a poluição visual, pois quem atravessa a pé a Duarte Coelho mal enxerga a belíssima Ponte da Boa Vista (que liga a Rua Imperatriz à Rua Nova), pois tem a visão obstruída por uma maçaroca de fios ao longo de toda a sua extensão. Seria bom, também, que o Prefeito devolvesse a uma outra ponte, os braços e lampiões que lhes foram retirados, pela própria Pefeitura. Toda a população a achava a ponte mais bonita antes, e os fotógrafos profissionais dizem que, após a pilhagem oficial, a também chamada Ponte Três de Março ficou muito “menos fotogênica”, como faz questão de ressaltar o fotógrafo Bruno Recifense.

Leia também
Ponte Engenheiro Jaime Gusmão avança e será entregue em 2024. E a Ponte da Salvação?
Desalojados com obra de ponte ganharão residencial no Monteiro
Ponte que “enterrou” R$ 16 milhões (sem levar a lugar nenhum) é retomada
Três pontes em obras. E a da Boa Vista?
Ponte da Boa Vista ganha reparos
Ponte da Boa Vista ganha abraço
Ponte da Boa Vista  ganha iluminação cênica, mas pedestre fica no escuro
Ponte Boa Vista no beu de novo
Ponte Duarte Coelho sofre atentado estético
Vamos salvar o centro do Recife?
Ponte da Boa Vista pede socorro
Vandalismo: prejuízo de R$ 2 milhões

Pontes restauradas e Giratória que não gira
Pontes passam por restauração 

Pontes ainda vão esperar por reparos
Recife: pontes e “fontes de miséria” 
Recife com Nassau, pontes e jornal 
Ponte restaurada e giratória que não gira 
MeninXs na Rua foram pelo Rio
Colorido degradê na Ponte do Pina
Caminhada das Pontes foi um sucesso
Ponte Velha: População reclama do vandalismo praticado pelo poder público
Acabou o mistério do sumiço das luminárias da Ponte Velha
Ponte Velha: caso do sumiço das luminárias já está na Ouvidoria
Pilhagem mal explicada na Ponte Velha
Cadê os lampiões da Ponte Velha?
Ponte do Limoeiro sofre mudança de gosto duvidoso. Como era linda assim
Ponte do Limoeiro não vai mais mudar
Mais uma ponte pilhada no Recife. Agora é a Maurício de Nassau

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Rodolfo Loepert/ Divulgação /PCR

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.