Eles são animais importantíssimos para o equilíbrio ambiental dos oceanos, e chegam a ser chamados de “lixeiros do mar”. No Recife habitam o imaginário popular, por conta da frequência de ataques no litoral pernambucano: em 25 anos, foram 64, com 25 mortes. Agora os tubarões são o tema do Invasão Tubarão, um especial a ser exibido a partir de hoje na Nat Geo Wild. As séries e documentários vão até o dia 31 de agosto. Mas, infelizmente o nosso estado não está incluído, apesar de ter frequentado o noticiário internacional e nacional durante longo tempo, devido às ocorrências contra banhistas e surfistas, principalmente em praias da Zona Sul. Lembro-me de ter feito cobertura, certa vez, de dois acidentes com o peixe em apenas um domingo.
Apesar de ser visto como um vilões, os tubarões, como “predadores situados no topo da cadeia alimentar” desempenham no oceano o papel “equivalente aos leões africanos e tigres asiáticos”, pois “asseguram um tipo de ordem no oceano”, lembra Marcelo Szpilman, no seu livro Tubarões no Brasil. Lembra que eles são importantes na manutenção da saúde dos oceanos, assegurando controle populacional de várias espécies. Um exemplo claro da importância do tubarão foi observado na Austrália, onde houve caça excessiva do peixe na década de 1980.
Por conta disso, aconteceu uma explosão de polvos. Como estes se alimentam de lagostas jovens, terminaram por provocar uma crise na indústria pesqueira, que antes faturava alto com a generosa oferta do crustáceo. A Invasão Tubarão começa a partir das 22h45m dessa segunda-feira (17/8), com o documentário Estados Unidos dos Tubarões. “As praias americanas estão sob ataque… de tubarões. Este aumento na presença de tubarões ao longo das costas americanas acrescentou uma nova localização na lista, as agora fechadas praias de Cape Cod. A atualização mostrará novos números de pesquisas, gráficos e vídeos originais dos moradores de Cape Cod”, avisa a National Geographic.
Às 23h30, tem o especial: Quando os Tubarões Atacam. Os ataques de tubarões estremeceram o nordeste dos Estados Unidos em 2018. Os especialistas devem descobrir a causa antes da próxima mordida. Bem que valia um especial sobre o Recife, onde os ataques são atribuídos a desequilíbrios ambientais, provocados pela construção do Complexo Industrial Portuário de Suape, no Litoral Sul, assim como pelo excesso de dejetos orgânicos no mar, provenientes de frigoríficos. E às 00h15, o canal exibe Tubarões: Quando o Predador se Torna Presa. Tubarões: Reis do mundo aquático. Moldados pela evolução em predadores ferozes, ninguém ousaria desafiar o rei do oceano, certo? Uma rara filmagem revela que existe um grupo seleto que tenta e, às vezes, ganha. Tubarões e outros predadores do oceano batalham para descobrir quem é o verdadeiro Rei das Profundezas.
Leia também:
No feriadão, cuidado como tubarão
Há risco de tubarão em mar protegido?
O medo do tubarão da areia
“Cachoeira” diverte em Boa Viagem
Foca rara no Brasil aparece no Sul
Viaje pelo Brasil Selvagem, Costa Brasileira
Dia do Leão tem programação especial
Viaje pelo Brasil Selvagem, Costa Brasileira sem sair de casa
Dia Internacional sem Sacos de Plástico. Vamos nessa?
Como ficar em casa (na pandemia) viajando com os elefantes
A 10.000ª espécie ameaçado
Texto: Letícia Lins / #OceRecife
Foto: David Doubilet / National Geographic