Concurso de redação sobre o Legislativo

Compartilhe nas redes sociais…

Nem sempre nossas crianças e jovens sabem como funcionam os três poderes – o Legislativo, o Judiciário e o Executivo – em uma democracia. E desconhecem também como a autonomia de cada um pode ser prejudicada, quando vivemos em uma ditadura, como a militar que Brasil enfrentou entre 1964 e 1985, quando não havia estado de direito, e as pessoas que não  concordavam com os generais eram tidas como “subversivas” e chegavam a ser mortas e torturadas. Muitas foram tidas como “desaparecidas” e até hoje não puderam ser sepultadas por suas famílias.

É muito importante que crianças e jovens saibam como o sistema funciona, porque – assim – vão conhecendo deveres e também dos direitos de cada um. Pensando nisso, a Assembleia Legislativa de Pernambuco acaba de lançar um concurso de redação voltado para estudantes  do ensino médio, que estejam matriculados na rede pública estadual. Olha só o tema: “A importância do Poder Legislativo para o exercício da cidadania”. O objetivo é exatamente estimular o debate sobre a importância dos parlamentares, assim como contribuir com o desenvolvimento da leitura e da escrita. Podem participar: estudantes matriculados regularmente no ensino médio, incluindo-se aí os de curso normal médio, educação de jovens e adultos e ainda no Projeto Travessia (que corrige distorção idade/série).

Deputados lançam concurso de redação sobre o poder legislativo. Prêmios: smartphone e viagem a Brasília.

A solenidade de lançamento foi realizada na Assembleia Legislativa, com presença de autoridades estaduais, parlamentares e representantes da Escola do Legislativo. O edital do concurso consta da edição do Diário Oficial do Estado dessa quarta-feira. As redações devem ter entre 25 e 30 linhas, em prosa (não em versos), do tipo dissertativo e argumentativo. O concurso ocorrerá em três etapas. A primeira será entre os dias 11 de abril e 3 de maio, em todas as escolas da rede. Cada unidade selecionará três textos, para a etapa regional.

De 11 a 24 de maio, uma comissão escolherá os três melhores, para concorrer à etapa estadual. Do dia 1º a 10 de junho, uma comissão estadual avaliará os selecionados, e fará a escolha do melhor texto, na etapa estadual. O primeiro colocado ganha um smartphone, e os autores das três melhores redações ganharão viagem a Brasília, para conhecer o funcionamento do Congresso Nacional. O Presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PSB), lembrou que “os nossos jovens precisam debater, pensar e viver a política em seu  dia a dia”. Afinal, viver não deixa de ser um ato político, não é mesmo.  Para o deputado socialista, os estudantes “precisam exercitar a cidadania e esse concurso fomenta exatamente isso na nossa juventude”.  Eriberto afirma ser importante que se sensibilize os jovens para temas como “política, cidadania, participação social assim como estimular o debate sobre a importância do Legislativo”.

Leia também
Transporte escolar  na  berlinda
Bagunça no transporte escolar
Contra fake news e o discurso do ódio
Alepe aprova pacote de reajustes
Ações de cidadania na Alepe
Bravos “Leões do Norte” lançam livro na Alepe
Fique por dentro das ferramentas das redes sociais nas próximas eleições
Governo anuncia aumentos
Cachês garantidos para profissionais do carnaval do Recife e interior
Assembleia vai ter orelhão virtual. Você sabe o que é?
Assembleia Legislativa retoma ações presenciais com precauções
Cama de frango dá confusão no interior
“Fala Pernambuco”: Demandas chegam ao Governo de Pernambuco
Deficit de abastecimento Falta d´água afeta pujança da avicultura
Lei sem jurisdiquês no celular
Corona: votação remota na Alepe
Os múltiplos  papéis do parlamentar
Projeto da Assembleia ganha prêmio
Câmara abre microfone para o povo
Frevo,  rock e hardcore na Assembleia
Justiça substitui audiência por registro audiovisual
Servidor federal é afastado porque fez a coisa certa
A pandemia deixou a justiça mais ágil?
Calçadas acessíveis no Cais do Apolo
Justiça anula nomeação de “antropólogo sem qualificação”  para a Funai
Ministro manda oceanógrafo trabalhar na caatinga. E o Sertão já virou mar?
Servidor federal é afastado porque fez a coisa certa

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / Alepe

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.