Pensem em uma noite musical. É esta quinta-feira. Enquanto o Teatro Santa Isabel cede o palco para clássicos do rock ao som do piano, a Concatedral de São Pedro dos Clérigos abre as portas para o Concerto de Páscoa, com a participação da Orquestra de Câmara de Pernambuco e o Madrigal de Cor. A regência será do Maestro José Renato Acioly. A apresentação é gratuita, tem início às 19h30m e faz parte do projeto Temporada no Pátio, do Conservatório Pernambucano de Música e do Instituto de Música Dom da Paz. No programa, uma curiosidade: homenagem a Luíz Álvares Pinto, compositor do século 18, que foi “mestre capela” daquela igreja.
A apresentação contará com três compositores em seu repertório. A obra para solistas e orquestra, Magficat, do barroco Antônio Vivaldi, abre a noite. Em seguida, serão tocadas duas peças para Violoncelo solo e orquestra de cordas do compositor e violoncelista gaúcho Pedro Huff. A composições, Um Rio e No Silêncio dos Teus Olhos são uma mistura da própria linguagem do compositor com a influência da cultura nordestina Ele será o solista, na oportunidade.
O concerto terá ainda Te Deum, de Luís Álvares Pinto, compositor pernambucano do século 18. Ele foi “mestre capela” da Concatedral e é maior representante de Pernambuco deste período. “O compositor homenageado faz 300 anos e ele trabalhou na igreja, fazendo composições, tocando nas missas e festas. É muito Interessante tocar uma música que foi feita para ser tocada naquele local por um compositor que trabalhou lá. É uma forma de propagar a história de Luís Álvares Pinto”, destaca José Renato.
Leia também:
Música no Palácio: do chorinho ao frevo
Concerto com harpa no Conservatório
SERVIÇO
Concerto de Páscoa
Quando: Quinta-feira, 25 de abril, às 19h30
Onde:, na Concatedral de São Pedro dos Clérigos (Pátio de São Pedro).
Evento aberto ao público.
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação/ CPM