Concerto gratuito no Recife

 Concerto gratuito no Recife

Compartilhe nas redes sociais…

Dica de programa legal, nesse domingo (7/3), no Bairro do Recife Antigo. É o Projeto Música na Igreja, que hoje fica com a Orquestra Criança Cidadã, que vai apresentar um repertório simplesmente imperdível: de Mozart a Strauss, de Gounod a Mahle. E os meninos estão cada vez mais maravilhosos, a julgar pelas últimas apresentações que deles vi. O Música na Igreja é iniciativa da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, que oferta música de qualidade de graça, uma vez por mês. O cenário, no entanto, é quase sempre o mesmo: a Igreja da Madre de Deus (1709), com toda a sua imponência  e seu rococó. Em média, 200 pessoas assistem às apresentações. O horário é 17h.

A Orquestra Criança Cidadã  está celebrando treze anos. E é um exemplo de iniciativa  que promove a inclusão social, já que é formada por jovens de sete a 21 anos, que moram no Coque, um dos bairros mais marginalizados do Recife. As atividades da Orquestra se estenderam, e também estão presentes no Distrito de Camela (em Ipojuca) e na área rural de Igarassu, municípios que ficam na Região Metropolitana do Recife, ambos encravados na Zona Canavieira.

A apresentação será feita pelo Grupo de Sopro da orquestra, formado por 20 instrumentistas, que inclui flautas, obés, clarinetas, fagotes, trompas e percussão. Eles serão regidos pelo professor e fagotista Josias Bezerra. E apresentarão cinco peças de referência do repertório sinfônico: um arranjo do primeiro movimento da célebre Sinfonia n° 40, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791); a Serenata em mi bemol maior, op. 7, do alemão Richard Strauss (1864-1949); o primeiro movimento da Pequena sinfonia para instrumentos de sopros, do francês Charles Gounod (1818-1893); O oboé de Gabriel, de Ennio Morricone (1928), tema do filme A missão; e um concertino para flauta doce, do alemão naturalizado brasileiro Ernst Mahle (1929).

Leia também:
Domingo de música na Igreja e no Palácio
Duas estreias no Música na Igreja
Música na Igreja em clima de Natal
Música na Igreja vai ser na Macaxeira

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Daniel Tavares/ Divulgação/ PCR

Posts Relacionados

2 Comments

  • E a gente adivinha a hora.

    • Lapso. Mas corrigi logo em seguida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.