“Compra” de livros sem gastar tostão

Ultimamente algumas instituições têm se preocupado em repassar livros sem nenhum custo para o leitor. Entre elas, a Academia Pernambucana de Letras (APL) e a Fundação Joaquim Nabuco. Ambas distribuem não só publicações próprias, como as que recebem como doações. Agora chegou a vez de um centro de compras entrar nessa saudável proposta. É o Plaza Shopping, que vai sediar o Projeto  1010 Maneiras de Comprar um Livro Sem Dinheiro. O evento acontece entre os dias 15 e 16 de setembro, no próprio Plaza, que fica em Casa Forte, Zona Norte do Recife. A iniciativa é da Junior Achievement Pernambuco (JA Pernambuco).

Evento do gênero já existe há nove décadas na Europa, onde os livros são comercializados a preços simbólicos. Mas no Recife eles serão “adquiridos” de forma gratuita. Para realizar a primeira etapa da ação, o  Plaza recebe doações  até o dia 30 de agosto. Estão valendo obras de literatura infantil, infanto juvenil, adulta, brasileira e estrangeira e histórias em quadrinhos. Não serão aceitos livros didáticos. Os postos de coleta estão localizados nos halls dos elevadores dos Pisos L2 e L5. As publicações podem ser entregues durante o horário de funcionamento do shopping. As doações também poderão ser feitas na sede da JA Pernambuco. E também e nos colégios Apoio e Casa Forte, parceiros da iniciativa.

No último sábado, no Projeto Roda de Conversas, “voaram” os livros à disposição do público, na Academia de Letras.

Os exemplares arrecadados ao longo de agosto serão “vendidos” nos dias 15 e 16 de setembro, no Piso L3, das 12h às 18h, com a colaboração de Integrantes do Núcleo de Ex-achievers (Nexa-PE), formado por jovens que participaram do Programa Miniempresa da JA Pernambuco. Nesses dois dias, eles vão interagir com o público para divulgar a importância da campanha, indicando o local de “compra” dos livros. Durante a ação, o público poderá escolher entre mais de 400 ideias de boas ações e trocá-las por um livro. A proposta é levar a publicação para casa depois de “pagar” com uma moeda simbólica. A “moeda” pode ser abraçar um desconhecido, dizer que ama alguém importante, dançar uma música, declamar uma poesia, tornar-se um doador de órgãos, parar de fumar, entre outras.

Alguns exemplares doados serão “esquecidos” no mobiliário do mall durante a segunda etapa do projeto para incentivar a leitura, o reaproveitamento de livros e gerar cada vez mais ações positivas na vida dos clientes do estabelecimento. “Os 1010 preços seguem uma lógica. Eles devem significar uma ação positiva para a pessoa que realiza, proporcionar um valor ou utilidade para a coletividade e despertar a reflexão sobre o consumo e a sustentabilidade”, explicou a superintendente do Plaza Shopping, Zuleica Lira. Nos últimos dois meses, “adquiri” quatro livros sem gastar tostão: Romances Urbanos, Romances Rurais  (Mario Sette) e Morbus (Faria Neves), na APL. E um quarto, durante festa na Horta Urbana de Casa Amarela, quando a Fundaj colocou um pequeno estande para distribuição de troca de volumes. Aí, peguei Enterrem Meu Coração na Curva do Rio (Dee Brown), o único dos quatro que não devorei ainda. Está na fila….

Leia também:
Ação do Sesc já arrecadou 50000 livros
Livros e Academia mobilizam escolas
Alunos fazem livros sobre 20 bairros
“Enterrem meu coração na curva do rio”
Você tem fome de quê? De livros
Livros de graça no Marco Zero
“Rapaz da portaria” escreve 37 livros
Livros artesanais são destaque em escolas públicas do Recife 

Serviço:
O que: 1010 Maneiras de Comprar um Livro Sem Dinheiro (dias 15 e 16/9 no Plaza Shopping)
Período de doações: até 30 de agosto
Pontos de coleta: caixas de coleta no hall dos elevadores dos pisos L2 e L5, na Sede da Junior Achievement PE e nos colégios Apoio e Casa Forte
Junior Achievement PE: Rua do Riachuelo, 105, Boa Vista
Colégio Apoio: Rua Conselheiro Nabuco, 44, Casa Amarela
Colégio Casa Forte: Praça de Casa forte, 548, Casa Forte
Horário de funcionamento do Plaza Shopping: Segunda a sábado: 10h às 22h. Domingos: das 12h às 20h
Informações sobre a iniciativa: 3221.2277 ou no www.jape.org.br.

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.