Começa Mostra Ambiental de Cinema do Recife, a MARÉ

 Começa Mostra Ambiental de Cinema do Recife, a MARÉ

Compartilhe nas redes sociais…

Começa nessa terça (8/12), a 5ª edição da Mostra Ambiental de Cinema do Recife (MARÉ). Dessa vez, em novo formato, devido à  pandemia. O evento acontece entre os dias 08 e 13 de dezembro, por meio de plataformas digitais. Mas também haverá exibições na Arena Arbo Jardim Botânico do Recife. A mostra é incentivada pela  Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS). E tem o objetivo de oferecer uma programação de curtas e longas-metragens que dialogam com temáticas ambientais à disposição de todos, sem precisar sair de casa, e de graça.

A sessão de abertura será realizada na terça-feira (8), às 18h, através do site da MARÉ (www.mare.rec.br).  A primeira sessão será marcada pela exibição do documentário A jangada de Welles. Na verdade, o documentário  feito por um dos monstros sagrados da história do cinema – Orson Welles – não tem muito a ver com a natureza, pois narra memórias da ditadura do Estado Novo, e da Segunda Guerra Mundial. O filme retrata a luta de pescadores cearenses por direitos trabalhistas e por moradia no seu espaço tradicional, alvo de especulação imobiliária,  já no século passado.

A programação será diária, tendo um longa-metragem disponível por 24 horas nas redes sociais. Dentre as novidades deste ano estará a exibição de uma retrospectiva de curtas na Arena Arbor do Jardim Botânico do Recife, com lotação máxima de 13 pessoas por sessão, respeitando as regras do JBR em relação ao cumprimento dos protocolos de convivência com a covid-19. As sessões acontecem no domingo (13) têm classificação livre. Os ingressos ficarão disponíveis na portaria do espaço, de forma gratuita.

Para o coordenador da MARÉ, Rafael Buda, a pandemia nos fez refletir sobre diversas coisas, mas repensar nossa relação com o meio ambiente é uma das principais. “Como diz Ailton Krenak, adiar o fim do mundo é sempre poder contar mais uma história. Chegamos a 5ª edição com uma programação provocadora, que reflete nossa ancestralidade e ao mesmo tempo aponta perspectivas para o futuro”, reflete. A programação e curadoria foram desenvolvidas pelo crítico e pesquisador André Dib, a partir de três eixos estruturadores:  Cidades e Conflitos, Ecossistemas e Biodiversidade, Povos e Territórios.

No total, serão exibidos onze produções brasileiras, incluindo os longas A jangada de Welles (CE), Castelos de Terra (MG/França), Yãmīyhex: as mulheres-espírito (MG) e Virou Brasil (MA/PE) e Beco (PE), do cineasta pernambucano Camilo Cavalcante, vencedor do último Festival de Gramado com o filme Kink Kong en Asuncíon; e uma retrospectiva de curtas com Fazenda Rosa (PE), O malabarista (GO), Enraizada (PE), Exília (PE), Viagem na chuva (GO), Yá, me conte histórias (PB). A programação completa está no  www.mare.rec.br

Leia também:
Jardim Botânico reabre com Arena Arbo
Jardim Botânico inaugura Arena Arbo
Isolamento: Jardim Botânico virtual
Bromélias são reintroduzidas à natureza
Olha! Recife tem programação verde
Jardim Botânico revela vida das aves
A caatinga no Jardim Botânico
Jardim Botânico tem trilha amazônica 
Urgente: Chuva fecha Jardim Botânico
Jardim Botânico tem trilha amazônica
Trilha ecológica para pais e filhos
Trilha cega com lápis semente
A caatinga no Jardim Botânico
A trilha cega e o rap da natureza
Feriadão: trilha cega e oficina de mudas e hortas
Ecoférias começam no Jardim Botânico
Cozinha sustentável no Jardim Botânico
Jardim Botânico amplia serviços

Aprenda a fazer adubo entre os sons da natureza
#Recife Emergência Climática (8)
O Recife tem quantas árvores

Serviço:
5ª Mostra Ambiental de Cinema do Recife
Quando: de 8 a 13 de dezembro de 2020
Onde: www.mare.rec.br
Domingo, 13,  haverá exibições na Arena Arbo, do Jardim Botânico do Recife,na BR 232, Curado

Acesso gratuito 

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.