Tenho mania de caminhar. Às vezes, por altos do Recife, como o Morro da Conceição, que até o dia 8 de dezembro está em festa. As comemorações em homenagem à Santa que lhe dá o nome já começaram nessa terça-feira. Mas algumas cenas que presenciei não são dignas do tamanho da fé que os católicos lhe devotam, inclusive o lixo no asfalto do Santuário.
Quase defronte da Igreja do Morro, vi um fiteiro – como aqui chamamos o pequeno comércio de rua – com a imagem da santa amarrada, com arame farpado. Deve ser para que ninguém a roube, mas mesmo assim, a cena choca. A atitude de quem tomou a iniciativa deve estar impregnada de religiosidade, daquela em que as pessoas invocam os santos para que as protejam ou protejam seus negócios.

Além das amarras, a Santa estava, também cercada de lixo jogado no meio da rua. A cena chocou alguns devotos têm subido o Morro, para venerar Nossa Senhora da Conceição. “Quem amarrou a imagem deve ter feito por espírito religioso, teme que a Santa seja furtada, e a quer por perto, para dar proteção”, afirma a aposentada Isabel Araújo. “Mas seria mais interessante que a imagem ficasse no alto da barraca e não no chão, perto do lixo”, comentou. Não pude saber as razões da iniciativa, porque era cedo, e o fiteiro ainda não abrira.
Problemas à parte, A Festa do Morro da Conceição é uma das mais bonitas festas religiosas do Recife, e uma grande manifestação de fé. Ela tem início logo mais, às 18h, com a Procissão da Bandeira, saindo do Sítio da Trindade, em Casa Amarela, e seguindo até o Morro, que passou à categoria de Santuário. Lá em cima, por volta das 19h, tem celebração de missa de abertura do Novenário. Às 20h, está previsto show de músicas religiosas, com Fafá de Belém.
A Prefeitura informou que sete Secretarias vão atuar durante a Festa, além da CTTU e da Guarda Municipal. Entre 18h de hoje e uma da madrugada da quarta, já vai ter bloqueio de trânsito nos cruzamentos do Largo Dom Luiz com a Avenida Norte e com a Rua Dois de Fevereiro Já a Itacoatiara – que dá acesso à subida do Morro já está interditada ao tráfego. A partir das seis horas da quarta-feira (7/12), a interdição será contínua até a uma hora da sexta-feira (9/12)
(Fotos: Letícia Lins / #OxeRecife)