Tudo é bom e se mistura: cultura junina e cultura sinfônica. É assim o Festival São João Sinfônico, que ocupa o palco do Teatro Luiz Mendonça, entre os dias 31 de maio e 1º de junho. O encontro conta com a Orquestra de Câmara de Pernambuco, com participação de artistas da música popular, como Maciel Melo e Silvério Pessoa. O Luiz Mendonça, vocês sabem, fica no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife.
“Nosso desejo é criar um ambiente de interação entre a cultura junina e a sinfônica”, afirma o maestro José Renato Accioly regente da Ocpe e responsável pela direção artística do espetáculo. O evento tem incentivo do Funcultura e parceria do Conservatório Pernambucano de Música. Serão quatro apresentações – dois concertos e dois concertos-aula – com programas diferentes em cada uma das noites. Como solistas, participam os forrozeiros Maciel Melo (sexta, 31) e Silvério Pessoa (sábado, 1º). Beto Hortis e Júlio César Mendes assumem o acordeom. No dia 29, haverá ainda um encontro com estudantes de música e os participantes, no Conservatório, para detalhar o processo de criação do espetáculo.
“Todas as vezes que a gente consegue construir um caminho de desmistificar a música junina no ritmo, na diversidade, nas melodias, na poesia do nordestino, e trazê-la para o universo da música clássica, isso deixa muita felicidade, diz Aciolly. O regente conta com o apoio de Sérgio Campelo (SaGrama) nos arranjos de clássicos de Luiz Gonzaga e de Jackson do Pandeiro, este homenageado do festival pelo seu centenário em 2019. No repertório: A volta da Asa Branca, Assum preto, Paraíba masculina, Chiclete com banana, A ema gemeu, Cabeça feita e Cabo Tenório.
Silvério Pessoa participa pela segunda vez do projeto São João Sinfônico, que acontece desde 2017. Antigo parceiro de José Renato em O Baile do Menino Deus, onde atuam juntos há 13 anos, ele é hoje o intérprete que mais se debruça sobre a obra de Jackson do Pandeiro. Na programação constam, também, sucessos de Maciel Melo como Caboclo Sonhador, Tampa de Pedra e Isso Vale um Abraço. O evento tem apoio da Cepe, Secretaria de Educação de Pernambuco, Conservatório Pernambucano de Música, Prefeitura do Recife, Passa Discos e Rede Globo. Veja, no serviço, toda a programação, na qual constam, bate-papos e aula-espetáculo.
Leia também:
Plaza tem arraial com Maciel Melo
Pernambuco é meu canto bombou
Blues e baião no Conservatório
Música no Palácio: do chorinho ao frevo
Imperdível: Viva Caymmi no Recife
SERVIÇO
Festival São João Sinfônico.
Bate-papo com estudantes de música: dia 29/5, 14h30, no Conservatório Pernambucano de Música (Av. João de Barros, 594, Santo Amaro).
Concertos: dias 31 de maio (com Maciel Melo) e 1º de junho (com Silvério Pessoa), 20h, no Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu, Av. Boa Viagem, s/n, Boa Viagem). Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada), à venda na loja Passa Discos e pelo Sympla.
Concertos-aula: dias 31 de maio e 1º de junho, 16h, Teatro Luiz Mendonça. Ingressos distribuídos uma hora antes na bilheteria do teatro.
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação