Todos os anos, acontece a mesma coisa. É chegar o verão, e tem início a campanha Praia Limpa, resultante de parceria entre a iniciativa privada e a pública, para garantir maior limpeza nas areias de Boa Viagem e Pina, na Zona Sul do Recife. Essas meninas aí da foto somarão 80, aos finais de semana, distribuindo sacolas (para colocar o lixo) e também pulseirinhas para identificação de crianças, pois é comum que elas se percam entre uma brincadeira e um mergulho. Além das sacolinhas, serão distribuídos 40 mil copos de papel. Tanto eles, quanto as sacolas, são de materiais que se degradam facilmente.
Até o final do verão, além dos copos (à esquerda) 540 mil sacolas serão distribuídas, assim como 22 mil lixeiras. A campanha ocorre domingos e feriados, e se prolonga até março. A iniciativa é da TV Globo, contando com a parceria da Klabin e da Prefeitura, que informa que diariamente 100 garis estarão trabalhando na orla das duas praias. A expectativa é que os banhistas não joguem lixo na areia e que, a cada domingo, mais de 25 toneladas de detritos sejam corretamente recolhidas.
“Manter a praia limpa é fundamental para fortalecer o turismo, além da questão ambiental” afirma o prefeito Geraldo Júlio (PSB), que esteve na praia, no dia do lançamento da campanha. Bem que que ele deveria ter andado mais pela areia, para observar que há vários pontos de descarte irregular de lixo, na linha onde ficam os barraqueiros. Entra ano e sai ano, e os porcalhões são sempre os mesmos, agindo impunemente, sem que os fiscais da Prefeitura apliquem as devidas multas. No último sábado, cheguei a ver um barraqueiro jogando restos de comida no chão, com duas lixeiras vazias ao lado. Os monitores que irão trabalhar durante o Praia Limpa foram selecionados com o apoio da Associação dos Barraqueiros da Praia de Boa Viagem.
Participam da ação filhos e parentes dos barraqueiros que foram treinados para orientar corretamente o público durante a entrega das sacolas e dos copos, conscientizando para não jogar o lixo na areia. Deviam orientar, também, os próprios pais. No ano passado, a Praia Limpa prometeu, também, a distribuição de canudos de papel, mas eles não chegaram em muitos pontos movimentados de Boa Viagem. E, hoje, o que mais se vê na areia é canudo plástico e espetos, estes resultantes do consumo de churrasco ou queijo assado. Em Boa Viagem, a presença de cães – que deixam os seus “carimbos” na praia – também é cada vez maior, assim como a poluição sonora, que até impede os banhistas de curtirem o rumor das ondas quebrando na areia. Cadê a fiscalização?
Leia também
Boa Viagem: orla ao Deus dará
Boa Viagem: risco de acidente em bancos degradados à beira-mar
Orla de Boa Viagem terá bancos novos
Olha! Recife: Graças e Boa Viagem
Língua negra em Boa Viagem
Boa Viagem com piche. Que horror!
Boa Viagem: #Sechegaragentelimpa
Boa Viagem tem doze horas de diversão
Chuveiros natalinos em Boa Viagem
Boa Viagem tem #Xodó
Boa Viagem: asfalto agora tem dono
Boa Viagem ganha exposição de fotos
Cachoeira diverte em Boa Viagem
Boa Viagem: asfalto agora tem dono
Plásticos poluem Boa Viagem
Mutirões espontâneos contra o lixo
Boa Viagem está limpa?
Boa Viagem ou Bocagrande?
Padronização na praia pode mudar paisagem de Boa Viagem
Boa Viagem com a cor do PSB
Ciclistas ganham nova faixa em julho
Boa Viagem precisa de maior cuidado
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Andréa Rego Barros / Divulgação / PCR