Com trabalhos espalhados em 50 países, pintor e escultor Di Farias inaugura novo ateliê em Olinda

Conhecido por retratar cenas da vida brasileira – que vão das manifestações de fé à euforia do carnaval – o pintor e escultor Di Farias tem mais de 6 mil obras espalhadas por cerca de 50 países, recebeu mais de 30 prêmios ao longo da carreira e já participou de exposições na Ásia, América do Norte e Europa.

No currículo, mostras individuais ou participações em coletivas em Dubai, Bélgica, Alemanha, Itália, Espanha, Inglaterra, Polônia, Estados Unidos, Suíça, Holanda, Tailândia, Portugal, França, República Tcheca, entre outros. Agora, está mais fácil conhecer melhor a sua obra.

É que ele acaba de inaugurar o Ateliê Di Farias, no Shopping Patteo Olinda. O espaço é inteiramente dedicado ao pintor e escultor pernambucano. E fica no piso L2 do centro de compras, onde estão disponíveis para venda obras maiores do artista ( como quadros) até souvenirs, que podem servir como lembranças para turistas ou mesmo presentinhos de aniversário e de Natal.

Di Farias possui trabalhos em vários continentes e ostenta cerca de cem exposições além de prêmios no currículo.

Os  preços de peças menores são bem acessíveis, a partir de R$ 5, o que não deixa de ser uma forma de se democratizar o acesso à arte. Há bottons, ímãs, canecas, porta-copos, camisetas. Também são comercializados mini quadros . Com currículo ostentando cerca de cem exposições, o artista estudou desenho no Liceu de Artes e Ofícios em Recife. Depois, cursou  pintura na Meyer Le Bien, em Paris.  Ele define sua obra como uma mistura de estilos. Os críticos lhe atribuem vários tipos de influências, que  passam até impressionismo ao expressionismo, passando por outras escolas . Mas uma coisa é certa: as raízes brasileiras – principalmente a cultura nordestina, o folclore – nunca faltam à obra.

O artista, no entanto, define de forma mais simples suas preocupações no seu ofício. “Procuro encontrar na arte o equilíbrio entre ação, expressão, sabedoria” . Di Farias já recebeu mais de 30 prêmios, entre eles: Master Medalha de Ouro (no Salão Internacional de Arte, em Londres) e o Prêmio no Sfogato Art Festival, na Polônia.  No Shopping Patteo Olinda, seu ateliê funciona de segunda a sábado, das 09h às 20h, e aos domingos das 12h às 21h. Mais informações sobre a obra de Di Farias estão disponíveis no site www.difarias.com. Ele mantém, no entanto, outro ateliê, na Rua Bispo Coutinho, 155, Carmo. Ultimamente o Patteo tem se diferenciado dos outros centros de compras da Região Metropolitana por diferentes espaços para abrigar arte e cultura popular.

Leia também
Sérgio Vilanova: a cara de Olinda
Shopping Patteo no clima de carnaval
Outra dica para vivenciar o carnaval
Em traje oficial, Homem da Meia noite recebe público para fotos
Homem da Meia Noite: Espaço Afetivo é ampliado
Homem da Meia Noite vira grife e ganha espaço afetivo em Olinda
Espaço para economia criativa: Cobogó
Eu amo ler no Patteo
Shopping Patteo inaugura decoração original com cheiro adocicado

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.