Palmas para o amigo Adriano Portela. Pela criação da escola Cobogó das Artes (em 2017), pela democratização do acesso à cultura, pelos resultados do esforço para ocupar os palcos e a telona. Mas agora os aplausos possuem mais um motivo. É que a Cobogó das Artes acaba de se tornar a grande vencedora do Festival de Teatro de Limoeiro, ao receber nada menos de sete prêmios, incluindo os Melhor Espetáculo, Melhor Direção e Melhor Atriz, com a peça “A Ultima Volta do Ponteiro”. O texto é de autoria do próprio Adriano, que se divide entre a produção literária (é escritor), a Universidade Católica (onde leciona), a Escola que criou (um louvável projeto), o teatro (doze peças produzidas e encenadas pela Cobogó) e o cinema (Recife Assombrado, 2019).
Limoeiro fica a 77 quilômetros do Recife. Além das premiações, a noite da Cobogó foi marcada também por quatro indicações. A turma levou para casa ainda os prêmios de Melhor Ator e Atriz coadjuvante, Melhor Iluminação e Melhor Sonoplastia. A Cobogó está dedicada neste momento a novas produções a apresentações no interior de Pernambuco. O próximo espetáculo será no próximo dia 11, em Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, com entrada gratuita quando o público tem oportunidade de ver mais uma vez “A Última Volta do Ponteiro”, que é uma adaptação para teatro de romance do próprio Adriano Portela. Para o diretor, o prêmio coroou a trajetória de estudo e preparo técnico do grupo ao longo desses seis anos de atividade.
“Hoje (ontem) foi uma noite bem especial para mim e para Cobogó das Artes. A história que escrevi anos atrás, hoje imortalizada também nos palcos, levou sete prêmios e quatro indicações no Festival de Teatro de Limoeiro, evento da Companhia de Eventos Lionarte. A última volta do ponteiro retorna fortificada para o Recife e pronta para os próximos festivais”, diz ele. Confira a lista de premiações: Melhor espetáculo, A Última Volta do Ponteiro; Melhor Direção, Adriano Portela; Melhor Atriz, Hanna Herrera; Melhor Atriz Coadjuvante, Lorena Cabral; Melhor Ator Coadjuvante, Laerte Augusto; Melhor Iluminação, Horácio Falcão; Melhor sonoplastia, Nando Araújo. E ainda, as indicações: Melhor atriz, Gleyci Paes; Melhor ator – Alexandre Augusto; Atriz revelação, Gabi Damásio; Melhor figurino – Camylla Herculano.
Além de A Última Volta do Ponteiro, a Cobogó das Artes já encenou: Lisbela e o Prisioneiro, Lua de Sangue, A Família Adams, Como se fora brincadeira de roda, Sonho de uma Noite de Verão, Lady Macbeth, Perdoa-me por me traíres, O Bom Samaritano, As Estrepolias de Pedro Malasarte, Pode ser que seja só um leiteiro lá fora, A Menina do Olho Verde. No momento, o idealizador da Escola, autor, ator e diretor de teatro e cinema trabalha em três novas produções teatrais: Aves da Noite, O Santo e a Porca, e Assassinato do Expresso do Oriente.
Veja mais informações sobre a Cobogó das Artes e sobre Adriano Portela, nos links abaixo. A Cobogó funciona na Rua Oiticica Lins, 134, Areias, Recife.
Leia também
Cobogó das Artes volta aos palcos no Recife com a peça “Última Volta do Ponteiro
Cobogó das Artes: Estripolias de Pedro Malasarte encerr temporada no Hermilo Borba Filho
Adriano e Patrícia: Rio a quatro mãos
Escrita Criativa do Brasil vai movimentar feira de livros de Frankfurt
Elisa Volpato de volta ao Recife para oficina na Cobogó das Artes
Cobogó das Artes: Bruxas, trevas e feitiçaria no Barreto Júnior
Sonhos de uma noite de verão
Cobogó das Artes: Sonhos de uma noite deverão esgota ingressos
Perdoa-me por me traíres no palco do Barreto Júnior
Elisa Volpatto, da Série Bom dia, Verônica na Cobogó das Artes
Palco ganha Clarice Lispector e Sylvia Plath
Cobogó das Artes solta os vampiros em “Lua de Sangue”
Lua de Sangue chega em Olinda
Cobogó das Artes solta os vampiros de Lua de Sangue no Apolo
Família Addams desembarca no Recife
Olha! Recife e Mamam : Lendas urbanas
Cobogó das Artes começa sábado
Cobogó das Artes tem cursos de férias
Só dá mulher em “Lisbela e o Prisioneiro”
“Lisbela e o Prisioneiro” está de volta
Marcha Fúnebre, de Osman Lins, tem exibição no Arquivo Público
O mergulho na obra de Osman Lins
Palco ganha Clarice Lispector e Sylvia Plath
Serviço:
Encenação de “A Última Volta do Ponteiro”
Onde: Teatro Silogeu, em Vitória de Santo Antão, PE
Quando: sábado, 11 de novembro
Horário: 20h
Quanto: Entrada Gratuita
Classificação: 16 anos
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Cobogó das Artes /Divulgação
Matéria incrível. Redondinha, bem apurada. Uma alegria ser publicado aqui!
Foi uma noite muito especial! É muito satisfatório ver tanta dedicação sendo reconhecida!
Parabéns aos artistas ! Que a arte seja cada vez mais valorizada ! 👏👏👏
Foi uma experiência incrível! Gratidão pela dedicação reconhecida! Adorei a matéria!
Parabéns a todos os envolvidos.
Melhor escola de artes e teatro para se estudar em Recife, um espaço super aconchegante, uma galera massa. Só orgulho de fazer parte deste lugar incrível.
Foi uma noite incrivel, cheia de energia positiva, muita união e gratidão! Teatro é coletivo, é troca, é entrega…esses prêmios são de todos nós que fazemos a Cobogó das Artes e de todos que nos acompanham e torcem por nós! Gratidão é a palavra que define esse momento! 🥰🙌🏼 A cobogó ainda tem muito a oferecer! Aguardem os próximos projetos ❤️
Dionísio sempre nos proporcionando momentos memoráveis. 😊🙌🏼👏🏼👏🏼
Que a Cobogó das Artes leve ainda mais prêmios nos próximos festivais!!! 🤍🤍👏👏