Oxe, gostei dessa notícia. Logo eu, que vivo brigando aqui nesse espaço pela defesa da natureza, dos rios, riachos, dos animais, das árvores. A Agência Estadual de Meio Ambiente (Cprh) acaba de fazer um repasse gordo (de R$ 759 mil) para a 1ª Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma). Na verdade, esta primeira liberação faz parte de uma estratégia de reforço do Cipoma que só este ano, já resgatou 3.500 animais silvestres, que vinham sendo irregularmente comercializados. De acordo com a Cprh, percentual de 30 por cento do que for arrecadado com a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental do Estado de Pernambuco (Tfape) irá para o Cipoma, órgão da Polícia Militar.
Por esse motivo, os valores arrecadados irão para a Secretaria de Defesa Social, que os repassará ao Cipoma, para custear aparelhamento e operações de fiscalização ambiental, em apoio às atividades da Agência. Para formalizar o início dos repasses e discutir ações comuns, envolvendo planejamento das operações e de fiscalização, a Presidente da Cprh, Simone Souza e diretores da Agência, estiveram reunidos com o comando do Cipoma (Tenente Coronel Wolney Pereira e o Major Edson Oliveira). “Vamos ter uma interlocução permanente, de forma a garantir que as ações comuns sejam satisfatórias”, diz Wolney.
Para Simone, a parceria é importante e já vem dando “ótimos resultados”. E ratifica: “As ações voltadas para a preservação de nossa fauna e flora são imprescindíveis e devem ocorrer com planejamento”. O Cipoma tem efetivo de cem militares. É um braço importante da Polícia Militar, e atua com resultados expressivos. Apenas na fiscalização voltada para animais silvestres, por exemplo, só esse ano, mais de 3.500 animais silvestres. A maioria é formada de aves comercializadas irregularmente que foram enviadas para o centro de triagem Cetas Tangará, da Cprh. Ali, os animais são assistidos, medicados e preparados para a reintrodução na nossa mãe Natureza. Ela merece. E nós também merecemos.
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / Cprh