Cinema: Túlio Beat, da Bacural Cultural, leva “Botija” à Itália e à Inglaterra

Compartilhe nas redes sociais…

Quem nunca ouviu falar, quando criança, em histórias de botija?  Era sempre assim: a pessoa sonhava, começava a cavar e achava o tesouro. Já adulta, recentemente uma amiga contou a história verdadeira de um tio, que achou uma, no Sertão da Paraíba. E o assunto também já chegou às telas, como pode-se observar nos filmes “O homem que desafiou o diabo” e “O vale da botija encantada”. Agora chegou a vez do diretor e roteirista Túlio Beat, de Caruaru, que decidiu retomar o tema. Ele acaba de concluir o curta-metragem de terror “A Botija, O Beato e a Besta-Fera”.

Na verdade, botija sempre mexe com o imaginário popular.  Principalmente na nossa região, onde são muitos os “causos” sobre o assunto. E o cineasta tem “botija” de sobra para comemorar. É que o seu filme estreou nesse mês, na Itália. E em agosto,vai passar na Inglaterra. Protagonizado pelo ator Luciano Torres, com elenco e equipe totalmente caruaruenses, o filme aborda as tradicionais histórias de botija, tão comuns no Nordeste brasileiro. E leva a cultura do agreste pro mundo.  Ainda sem previsão de estreia no Brasil, o filme terá exibição online somente em agosto no International Fortean Film Festival, em Gloucester, na Inglaterra. Já em junho, o curta participou das mostras presenciais do Metropolis Film Festival que aconteceu em Milão, na região da Lombardia ao norte da Itália.

Túlio Beat é produtor cultural caruaruense, representante do Audiovisual em Caruaru-PE no Conselho Municipal de Cultural. Ele é diretor audiovisual, roteirista, ativista LGBTQIA + e diretor artístico da Cia Bacurau Cultural. Atua na produção do Festival de Cinema de Caruaru, na produção do FestCine Itaúna – Festival de Cinema Universitário e Estudantil de Itaúna e do FESTIC – Festival de Esquetes e Teatro Infantil de Caruaru.

“A Botija, O Beato e A Besta-Fera” foi realizado por meio da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural (Prêmio Cultura Para Emergir, Lei Federal N° 14.017/2020, Decreto Federal N° 10.464/2020 e o Decreto Municipal 104/2020). Apoio da Prefeitura de Caruaru-PE, Governo do Estado de PE. Produção cultural da Cia Bacurau Cultural.

Veja o teaser de “A Botija, o beato e a besta-fera”.

Leia também
Com pandemia, “Baile do Menino Deus” vira cinema
Começa mostra ambiental de cinema do Recife (Mare)
Liberada pipoca no cinema
A história do menino que processa os pais por ter nascido
Cinemas “dominados” e poucas opções
“Esplendor” e cinema para cegos
Muito bom, “Uma Casa à Beira Mar
Lixo plástico vira cinema nas escolas 
Cinema Glória: Art Nouveau e decadência
Cine Glória agora é Lin-Lin
Cenários de cinema no Olha! Recife
Filmes made in PE para ver em casa
O ser negro do “Pássaro Mensageiro”

Fotos: Divulgação / Bacural Cultural

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.