Que bom, não é, que as crianças tenham acesso ao cinema. Ainda mais porque os cinemas de rua não existem mais, e os preços cobrados nos cinemas de shopping centers estão proibitivos. Nesta semana dedicada à criança, a Mostra Cine Rua Infantil está brindando a garotada com exibição de filmes em praça pública. A primeira sessão acontece daqui a pouco, na Praça Dom Vital, em frente ao Mercado de São José, no bairro de São José, Centro do Recife. As exibições vão de 16h às 19h, o mesmo horário que se repetirá nos demais encontros: no próximo sábado (14/10), no Pátio de São Pedro; e no seguinte (21/10), na Praça da Independência, mais conhecida como Pracinha do Diário. Ao todo, 17 filmes serão ofertados gratuitamente ao público.
Idealizada pela produtora cultural pernambucana Palas Camila, também pedagoga e educadora popular, a Mostra Cine Rua Infantil é aberta para todo o público, com o intuito de atingir, em sua maioria, as crianças em situação de rua. O projeto tem o incentivo do SIC (Sistema de Incentivo à Cultura), da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, da Secretaria de Cultura e da Prefeitura da Cidade do Recife. “Nosso objetivo é democratizar o acesso às produções audiovisuais para a criançada que vive em situação de vulnerabilidade social nas ruas do centro do Recife. Além de levar sessões de cinema infantil ao ar livre, a iniciativa visa reocupar espaços que pertencem à população como praças e pátios. O projeto nasceu do sonho de um cinema sem paredes, na rua”, explica Palas Camila. Além da exibição de filmes, o público contará com atividades artísticas e pedagógicas.
Entre as atividades artísticas e pedagógicas estão o espetáculo circense, com apresentação de Raquel Franco, conhecida artisticamente como palhaça Keke Kerubina, em 10 de outubro. No dia 14, tem o show da Barbarize, formada pela dupla Bárbara Espíndola (Babi) e Yuri Lumin desde 2018 (da comunidade do Bode, no Pina, Recife). E no dia 21, tem a apresentação do mestre Lua, que é músico, cantor, compositor e arte educador e atua na comunidade do Bode com capoeira e percussão – 21 de outubro. Nas três datas, a multiartista Mila Barros conduz uma imersão às produções audiovisuais.
Ao todo, 17 filmes compõem a grade, todos de classificação indicativa livre. Foram selecionados curtas-metragens pernambucanos, nacionais e internacionais e uma série. As sessões ficam divididas por temáticas como cultura popular e sensorial. “Bia Desenha” (direção de Neco Tabosa e roteiro de Kalor Pacheco e Neco Tabosa) abre as exibições da mostra, com a reprodução de seis episódios sobre a história da garota que ama desenhar. Pipoca e algodão doce vão ser distribuídos gratuitamente durante as sessões. Após a exibição dos filmes, alguns kits com lanche serão entregues. A responsável pelo preparo da alimentação é a caruaruense Vânia Silva, que mora no Recife e desde 2021 faz a produção em eventos e na própria casa, juntamente com a sua família.
Leia também
Mais festa para o Dia da Criança
Sugestão de presente antecipado para o Dia da Criança: a Bela Adormecida
Semana da Criança começa com Festival Pintando o 7
Paço do Frevo oferta programação especial para crianças
Serviço
Datas e locais
10 de outubro
Praça Dom Vital (em frente ao Mercado de São José)
Atração: espetáculo circense, com apresentação da palhaça Keke Kerubina
14 de outubro
Pátio de São Pedro
Atração: show da Barbarize
21 de outubro
Praça do Diário
Atração: apresentação do mestre de capoeira Lua
Ao longo da programação, 17 filmes serão exibidos, tudo grátis
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Fiona Forte / Divulgação
