É cada dia mais comum, o número de animais silvestres que aparecem em áreas urbanas. Jacaré, então, virou brincadeira. Até na praia, já foi resgatado um, aqui em Pernambuco. O bicho estava confuso e desorientado, na água salgada. No Grande Recife, eles aparecem em ruas, canais, praças. Com as chuvas, o fenômeno fica ainda mais frequentes. Em menos de uma semana, foram três, só aqui no Recife.
O último, jacaré-de-papo-amarelo (Caiman Latirostris), estava em canal entre os bairros das URs 4 e 5, no Ibura, na Zona Sul do Recife. O bicho apareceu no último domingo, e agora encontra-se no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), que pertence à Agência Estadual do Meio Ambiente (Cprh). O Cetas fica na Guabiraba, na Zona Norte do Recife.
O jacarezinho só tem 60 centímetros de comprimento mas, mesmo assim, provocou medo entre alguns moradores daquele bairro. Em outros, nem tanto. Pois foram eles que resgataram o animal, colocaram em um tonel com água e evitaram que sofresse maus tratos. Posteriormente, o biólogo Diego Victor, da Trilogiabio, levou o jacaré à Cprh.
Antes, os moradores haviam acionado o Corpo de Bombeiros, mas o resgate não foi possível naquele momento. Outros dois jacarés – esses adultos e também resgatados no Grande Recife – foram levados ao Cetas Tangara, na semana passada, pela Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma). Os três serão posteriormente devolvidos à natureza.
Leia também:
Resgate de jacaré desorientado no mar
Jacarés urbanos voltam à natureza
Jiboia recolhida na Madalena
Tamanduá bebê leva tiro na orelha
Timbu briga com perua por comida
Não confunda rato com timbu, que é marsupial e semeador
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Jonathas Brito/ Divulgação / Cprh
