Chuva de oito dias em seis horas

Compartilhe nas redes sociais…

É água que não acaba mais. E caindo aos borbotões. De acordo com a Prefeitura do Recife, nas últimas seis horas choveu 82 milímetros. Para você ter ideia do que isso representa, essa precipitação pluviométrica corresponde a 24 por cento do total esperado para maio, quando costuma chover 329 milímetros por mês. O volume registrado em seis horas equivale, portanto, ao total registrado em oito dias pela média histórica. Com chuva em excesso, o recifense se defrontou com uma causa a mais, para o alagamento das ruas: a maré alta, por volta de 8h30 da manhã. Isso sem falar nas canaletas entupidas e no excesso de lixo em canais.

De acordo com o Prefeito Geraldo Júlio (PSB), há 800 profissionais nas ruas, para minimizar os danos provocados pela enxurrada. Ele reuniu-se de manhã com seus secretários, para distribuição de tarefas. E disse que há 350 profissionais de plantão, na Defesa Civil. No início da noite, os chamados chegaram a 307, a maioria solicitando vistorias e colocação de lonas plásticas em morros. Houve deslizamentos de barreiras nos bairros de Jordão e Várzea.  Duas pessoas morreram e uma ficou    ferida. Em caso de emergência, a população pode chamar o 0800 0813400, que funciona 24 horas, segundo a Prefeitura. A ligação é gratuita.

Até agora, sete árvores caíram.  No início da tarde, duas haviam sido removidas.  Os trabalhos continuaram por toda a tarde na Avenida Dois Rios e Rua Amazonas (Ibura); Avenida Piracicaba (Jardim São Paulo) e Rua Arquiteto Luiz Nunes (Imbiribeira).Também foram solicitadas equipes para o Parque Treze de Maio (Centro) e Rua José Américo de Almeida (Macaxeira).À noite, o serviço estava quase concluído. A Emlurb está com 240 pessoas nas ruas, fazendo remoção de árvores e trabalhando na drenagem. Três caminhões com bomba de sucção estão percorrendo a cidade, com ênfase em pontos alagados. Com a chuva, 41 sinais pifaram, e 22 já foram consertados. De zero hora às 11 da manhã, seis acidentes haviam sido registrados nas ruas da Capital. Um com vítima.

A Apac prevê mais chuvas para essa quarta-feira. A temperatura máxima será de 28 graus, e a mínima é de 21 graus. A umidade relativa do ar fica entre 70 a 100 por cento (muita umidade). E a maré mais alta será às 20h55m,  com dois metros de altura. Se a chuva da noite for forte, portanto, é melhor ficar em casa.

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.