Música instrumental, que surgiu no século 19 – no Rio de Janeiro – o choro, mais conhecido como chorinho, tem o seu dia festejado em 23 de abril. Mas no Recife as comemorações começam antes, segundo informa o Conservatório Pernambucano de Música, que preparou uma programação especial para assinalar a data. E, entre outras atividades, brinda o público com dois concertos gratuitos. O primeiro acontece no Teatro Santa Isabel, na noite da quinta-feira (11), às 20h, com apresentação do bandolinista Hamilton de Holanda, referência no Brasil, quando se trata do gênero.
E no domingo (14), às 16h, os pianistas Elyanna Caldas e Levy Guedes apresentam o concerto Dois Pianos no Choro no Auditório Cussy de Almeida, do Conservatório Pernambucano de Música, que fica na Avenida João de Barros. O percussionista Júnior Teles e o violonista Bozó 7 Cordas também participam do concerto “Dois Pianos no Choro”, apresentando choros de Ernesto Nazareth, Radamés Gnatalli, Paulinho da Viola, Jacob do Bandolim, Tom Jobim e dos pernambucanos Rossini Ferreira e Capiba.
“Todos, compositores de talento invulgar, excelentes músicos na improvisação e criatividade dignas de aplauso. Contando no início com três instrumentos, flauta, cavaquinho e violão, os grupos de choro receberam a colaboração do clarinete, do sax soprano, do bandolim, da percussão, até mesmo do piano. Atualmente, é um gênero internacionalmente conhecido e o seu sucesso é garantido”, conta Elyanna. Tanto no Santa Isabel quanto no CPM, é aconselhável chegar uma hora antes para retirada de ingressos. Além de apresentações para o público, a semana dedicada ao chorinho terá, também workshops e oficinas.
Na quinta (11), no CPM, Hamilton faz um workshop de bandolim, das 10h às 12h. Na sexta (12), o professor e integrante da Orquestra Matéria Prima, Maurício Cezar, ministra o workshop “Iniciando no choro” para alunos de iniciação musical. A aula acontece em dois horários, das 9h às 10h30 e das 15h às 16h30, no CPM, com a participação especial do músico Arthur Philipe. Este ano, o evento homenageará o grande bandolinista e compositor Rossini Ferreira, que foi solista da Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco e professor do CPM. “A programação especial para celebrar o dia do gênero brasileiro por excelência já é uma tradição do Conservatório, que busca não só divulgar o estilo musical, como também oferecer formação técnica aos novos instrumentistas, através de oficinas, explica a gerente geral, Roseane Hazin.
Leia também:
Concerto gratuito no Recife
Música no Palácio: do chorinho ao frevo
Guitarra do Frevo em São Paulo
Música no Palácio bombou hoje
Saudosismo de musicais lota Palácio
SERVIÇO
COMEMORAÇÃO DIA NACIONAL DO CHORO – De 11 a 14 de abril, no Conservatório Pernambucano de Música (Av. João de Barros, 594, Santo Amaro). Apresentações, workshops e oficinais musicais – inscrições na secretaria do CPM até dia 12 de abril. Entrada franca.
SHOW DE HAMILTON DE HOLANDA – Quinta-feira, 11 de abril, às 20h, no Teatro de Santa Isabel (Praça da República, S/N, Santo Antônio). Entrada franca. Público pode retirar o ingresso para o concerto uma hora antes do seu início.
DOIS PIANOS NO CHORO – Concerto, domingo (14), com Elianna Caldas e Levy Guedes se apresentam com outros músicos, às 16, no Conservatório Pernambucano de Música. Entrada franca, com retirada de ingressos uma hora antes da apresentação.
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Bento Viana/ Divulgação/ Conservatório Pernambucano de Música
