Centenário Bloco das Flores ganha expô

 Centenário Bloco das Flores ganha expô

Compartilhe nas redes sociais…

O mais antigo bloco lírico do Recife e o grande homenageado do carnaval do Recife deste ano, o  Bloco das Flores acaba de ganhar uma bonita homenagem: a Biblioteca Pública do Estado (BPE) realiza exposição sobre a história da agremiação, que completa cem anos em 2020.Peças do acervo foram disponibilizadas pela presidente, Zenaide Silva, e estão expostas no hall de entrada da biblioteca.

Os usuários têm a oportunidade de conhecer um pouco da história do bloco através de figurinos, fotos e honrarias concedidas ao grupo. A exposição é uma continuidade do projeto Homenagem aos Blocos Líricos de Pernambuco, iniciado em 2018 com o Bloco Lenhadores. A mostra fica aberta de segunda a sexta, das 8h às 20h45. Aos sábados, das 9h às 13h30, com entrada gratuita, até o dia 28 de fevereiro.

A agremiação foi fundada em 1920, no bairro de São José, no Recife, e inicialmente recebeu o nome de Flores Brancas (nome não muito adequado, até porque é o mesmo utilizado para definir a candidíase). Dois anos depois o nome mudou para Bloco das Flores. O bloco nasceu para proporcionar condições de participação das mulheres no carnaval de rua do Recife. O espaço do bloco servia para separar, por meio das cordas, as mulheres da agremiação. Era uma forma de evitar a mistura com a massa acostumada a acompanhar os pioneiros clubes de pedestres,  formados por representantes de classes trabalhadoras, como Caiadores, Empalhadores, Lenhadores, Vassoureiros, Pescadores, etc, que se inspiravam nos passos dos capoeiristas para dançar o frevo.

“Ficamos muito felizes quando a presidente do bloco, Zenaide Silva, aceitou nosso convite para apresentar a comunidade sua história. O bloco está sendo homenageado neste carnaval pela Prefeitura do Recife pelos seus 100 anos de fundação e a Biblioteca Pública do Estado também está fazendo parte dessa homenagem”, considerou Hélio Monteiro, gerente da biblioteca. “Estou muito honrada com o convite da BPE com está homenagem aos 100 anos do Bloco das Flores. Isso representa o reconhecimento e a importância da agremiação para o surgimento de tantas outras que floresceram a partir dela. Essa homenagem veio num momento especial a qual eu agradeço muito”, externou a presidente do bloco, Zenaide Silva. A Biblioteca Estadual fica na Rua João Lira, S/N, Santo Amaro, defronte do Parque Treze de Maio.

Veja, abaixo, a programação do centenário Bloco das Flores, para 2020:

Leia também:
Os antigos carnavais em fotos
Os homenageados do carnaval de 2020
Pátio tem o romantismo dos blocos
Boa Idade tem Bloco das Flores
Blocos líricos fazem a festa no Pátio
Frevo de Bloco no Bairro do Recife
Flabelos fazem carnaval à antiga
Aurora dos carnavais na Aurora
Queima da Lapinha: vem aí o carnaval
Frevo para bebês, jovens e coroas
Paço do Frevo tem nova troça no domingo
Óleo chega ao Paço do Frevo 
Paço do Frevo vai a Olinda
Paço do Frevo: 500 mil visitantes
“O frevo mexe com tudo” no Paço
Paço do Frevo e o Homem da Meia Noite animam o Bairro do Recife no domingo
Elefante no Paço do Frevo em janeiro
Paço do Frevo gratuito no fim do ano
Paço do frevo debate presente e futuro
Paço do Frevo: Cem por cento mulher
Paço do Frevo debate passado e futuro
Vovó Cici no Paço do Frevo
Frevo de Bloco no Bairro do Recife
Paço tem Arrastão de Frevo com Zé Puluca
Paço: frevo, forró e música psicodélica

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Foto: Andréa Rego Barros / Divulgação/ PCR (arquivo #OxeRecife)

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.