Falta quase nada para os clarins de Momo anunciarem o carnaval, a maior festa popular do Recife. E este ano, o circo foi tema escolhido para a festa, incluindo a cerimônia de abertura, na sexta-feira (21/2), que ocorrerá sob o comando de Antônio Carlos Nóbrega. Antes, ele puxará um cortejo pelas ruas da cidade com músicos, dançarinos e artistas circenses. O circo também norteará a decoração do Recife, que terá como tema O Circo, a criança e a cultura popular.
Ao chegar no palco, Nóbrega comandará apresentação que passará por folguedos como o cavalo marinho, o caboclinho, o frevo, o maracatu rural. Ao seu lado, o artista terá dez músicos que o sempre acompanham nas suas andanças, 20 integrantes do Grupo Matulão de Dança (do Recife) e mais doze outros artistas (entre bailarinos e circenses).
Na sexta, antes de Nóbrega chegar, apresentam-se o Maestro Edson Rodrigues e o Bloco das Flores (à esquerda), que são os homenageados da festa em 2020 no Recife. Após o show de Nóbrega, assume o palco o Maestro Forró com convidados. Mas o encerramento da noite vai ser ao som de brega, que parece agora estar em todos os lugares no Recife. Até no carnaval. Tem gosto para tudo…
A programação foi anunciada em detalhes pela Prefeitura, nessa quarta-feira. De acordo com a Secretária de Cultura, Leda Alves, serão 2.700 apresentações em 46 polos, sendo que este ano a Zona Norte é beneficiada com mais um, no bairro do Poço da Panela, um dos melhores redutos do que sobrou do carnaval de bairro. E a exemplo do ano passado, os maracatus não se concentrarão na sexta, mas sim na quinta-feira (20/2), quando 13 agremiações de maracatu de baque virado, 24 afoxés e nada menos de 700 batuqueiros ganham as ruas do Bairro do Recife. O cortejo se forma a partir das 16h. E segue para o Marco Zero, onde se encontra com o Coral Voz Nagô, Marrom Brasileiro e Coco Raízes de Arcoverde.
Até o momento ainda não se sabe quantos blocos ocuparão as ruas nos dias de folia, pois as inscrições ainda não foram encerradas. Só terminam em 30 de janeiro. Mas a quantidade vem aumentando a cada ano. Em 2018, por exemplo, foram 431 solicitações que chegaram à Prefeitura. Em 2019, a quantidade havia aumentado para 923 no Recife (em Pernambuco foram 1.962). E amanhã, quinta-feira (23) quem quiser já pode cair no clima. É que o Pátio de São Pedro vai se encher de romantismo com blocos de pau e corda. O acerto de marcha tem início às 19h. Apresentam-se: Orquestra Evocações, além dos blocos Compositores e Foliões, Flores de Paulista, Flor da Lira de Olinda, da Saudade e Flor da Lira do Recife. O #OxeRecife vai acompanhar e noticiar informações sobre a festa, programação, grupos culturais, sob a hastag #OxeRecifeCarnaval2020
Leia também:
Os passeios do Homem da Meia Noite
Os homenageados do carnaval 2220
Abertura do carnaval: frevo, brega, inclusão,pífano e música eletrônica
Paço do Frevo tem nova troça domingo
Paço e galo antecipam carnaval
Paço do Frevo e Homem da Meia Noite animam o Bairro do Recife
Homem da Meia Noite sobe o Morro
Entre o sagrado e o profano, Homem da Meia Noite sobe o Morro
Homem da Meia Noite merece respeito
“O carnaval melhor do meu Brasil”
Dica para as foliãs: como fazer xixi em pé
Carnaval: Recife ou Olinda?
Teatro Santa Isabel abre para o frevo
Samba na Bomba do Hemetério
Rei e Rainha de Momo sobem o Morro
Zé Pereira festeja cem anos no Recife
A Zé Pereira, com festa e com afeto
À espera de Zé Pereira no Recife
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Andréa Rego Barros / Divulgação / PCR