Carnaval: Últimos dias para inscrições em concursos carnavalescos para todas as idades

Quem disse que há limite de idade para cair na folia? Durante o carnaval, o que não falta no Recife é idoso fazendo o passo, seja seguindo os blocos líricos (com orquestras de pau e corda) ou agremiações animadas pelos metais de orquestras que executam o chamado frevo de rua. E quem quiser brincar o carnaval com o bolso um pouco mais cheio, é bom correr. Pois faltam apenas quatro dias para o encerramento das inscrições para o 12º Concurso do Rei e da Rainha do Carnaval da Pessoa Idosa do Recife, versão 2023.

Interessados em concorrer aos títulos podem se inscrever até o dia 16 de janeiro, das 8h30 às 16h30, na sala da Gerência da Pessoa Idosa, no 6º andar da sede da Prefeitura da Cidade do Recife, localizado no bairro do Recife. Para se candidatar, exige-se idade igual ou superior a 60 anos (apresentar documento oficial comprobatório) e domicílio no Recife (comprovante de residência). Serão premiados com R$ 5 mil o vencedor e a vencedora do 12º Concurso do Rei e da Rainha do Baile Municipal da Pessoa Idosa do Carnaval 2023  (em cima do valor do prêmio serão aplicados os tributos pertinentes). Os candidatos serão  julgados em dois critérios: desenvoltura (postura, simpatia e elegância), e coreografia da dança do frevo (criatividade e empolgação).

O 12º Concurso do Rei e da Rainha do Carnaval da pessoa idosa do Recife 2023 será realizado no dia 25 de janeiro, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no bairro das Graças, às 14h. O concurso tem como objetivo proporcionar à Pessoa Idosa o acesso universalizado ao Carnaval do Recife e manter a tradição das figuras populares do Carnaval. Os vencedores vão abrir o 20º Baile Municipal da Pessoa Idosa, cuja data e local serão anunciados em breve.

E atenção: Encerram-se hoje (12/1), as inscrições para os concursos carnavalescos, realizados pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, para congregar, celebrar e revelar brincantes e passistas, defensores e majestades da folia. Neles, podem concorrer o Rei Momo e a Rainha do Carnaval, passistas em diversas categorias, Porta Estandarte, Flabelista, Mestre Sala e Porta Bandeira e de fantasias. As inscrições devem ser feitas presencialmente, no Núcleo de Cultura Cidadã, localizado no Pátio de São Pedro, casa 39, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os editais dos concursos e modelos de documentações necessárias estão disponíveis no site www.culturarecife.com.br. Todas as premiações terão seus valores reajustados em 50%, sendo 40% em 2023 e 10% em 2024. Ao todo, serão distribuídos: R$ 206 mil.

Se você é folião, veja mais informações sobre os concursos restantes: Concurso de Rei Momo e Rainha do Carnaval  -A competição elege a dupla que reinará absoluta durante a festa. As majestades do Carnaval do Recife serão selecionadas em três etapas, a partir do dia 18 de janeiro, para cumprir uma extensa agenda de compromissos durante toda a festa. O concurso terá duas etapas: nos dias 18 e 27 de janeiro. Concurso de Passistas – Celebrando o passo, o concurso premia todas as faixas etárias que capricham no frevo, contemplando as categorias Infantil, Mirim, Juvenil I, Juvenil II, Adulto  e Passista de Rua, todas nas modalidades masculina e feminina. As disputas acontecerão nos dias 28 e 29 de janeiro. Concurso de Fantasias  -Dedicado aos foliões mais adornados, o 8º Concurso de Fantasias do Recife escolherá três melhores fantasias na categoria Luxo e três na categoria Originalidade. O concurso será realizado no dia 8 de fevereiro. Concurso de Porta Estandarte, Flabelista, Mestre Sala e Porta Bandeira – Neste concurso, a diversidade do Carnaval recifense se revela. Os competidores disputam o título de Melhor Porta Estandartes de: Tribo de Índio, Caboclinho, Clube/Troça, Flabelista, Maracatu de Baque Virado, Maracatu de Baque Solto, Bois de Carnaval, Mestre Sala e Porta Bandeira, todos nas categorias adulto e infantil. O concurso será realizado nos dias 23 e 25 de janeiro.

Leia também
Já estão abertas as inscrições para concursos carnavalescos
Carnaval vem aí. Habilite seu bloco, troça, maracatu, la ursa, ou seu grupo musical para a festa
Maracatu rural, as mulheres guerreiras
Segunda-feira de chuva sem blocos líricos. Só saudade
Depois dos pastoris, os blocos líricos
Queima da Lapinha:vem aí o carnaval
Centenário Bloco das Flores ganha expô
Não deixe de participar do Baile do Bloco da Saudade
Blocos líricos fazem a festa no Pátio
Pátio tem romantismo dos blocos
Blocos líricos animam o Recife Antigo
Pátio tem romantismo dos blocos líricos
Blocos tomam o Pátio de São Pedro
Aurora dos Carnavais na Rua da Aurora
“Carnaval Cultural” mostra ícones da festa
Blocos líricos vão às ruas no domingo
Os antigos carnavais em fotos
Frevo de bloco no bairro do Recife
O carnaval melhor do meu Brasil
Os antigos carnavais em fotos

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos – Arquivo/ PCR Imagem

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.