Carnaval inclusivo. Tem que ser. E para que as pessoas com deficiência comecem a cair no ritmo, a Secretaria de Direitos Humanos e Juventude do Recife abriu inscrições para a quinta edição do Concurso do Rei e da Rainha com Deficiência do Carnaval 2026. Elas podem ser feitas até o próximo dia 27 de janeiro. Neste ano, os candidatos e candidatas PCD serão pessoas sem audição. Cada qual vai concorrer ao prêmio de R$ 5 mil.
“Mais do que um concurso, essa é uma ação de reconhecimento, respeito e visibilidade”, comenta o secretário de Direitos Humanos e Juventude, Marco Aurélio Filho. O concurso será realizado em duas etapas no próximo dia 30 de janeiro, no Paço do Frevo, na Praça do Arsenal, a partir das 10h. A Comissão Julgadora avaliará Desenvoltura (alegria, simpatia, entusiasmo e carisma), Ritmo, Adereços e, Frevo no pé dos participantes. A cada ano, o concurso indica um tipo de deficiência.

Para concorrer, além de ter deficiência auditiva, é preciso ter pelo menos 18 anos de idade e ser residente do Recife. As inscrições devem ser realizadas através do email reirainhapcdrecife@gmail.com ou do WhatsApp (81) 99488-6570. No ato da inscrição, os candidatos terão que apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência, comprovante da deficiência auditiva, contato telefônico e email.
Todos os detalhes estão disponíveis na edição nº 3 do Diário Oficial do Recife, publicada no último dia 10 de janeiro. Ao longo do Carnaval do Recife 2026, o Rei com Deficiência e a Rainha com Deficiência farão apresentações nas agendas carnavalescas oficiais ligadas ao Carnaval do Recife, organizada pela Secretaria de Direitos Humanos e Juventude. Mais informações podem ser obtidas pelo mesmo email e WhatsApp das inscrições, no horário das 9h às 16h.
Abaixo, mais informações sobre o carnaval 2026
Leia também
Programação gratuita no Paço do Frevo com Spok e Silvério
Quase invisível nas ruas, Siri na Lata completa 50 anos com festa no Paço Alfândega
Prévias de rua do Recife tem até do Galo com o Bola Preta
Domingo de repertório do carnaval romântico com Coral Edgar Moraes
Maracatu Rural Cambinda Brasileiro ensina música e coreografia a jovens
Tradicional Queima da Lapinha movimenta o Centro. Depois é carnaval
Dia de Reis tem Queima da Lapinha no centro, na Casa da Rabeca e Várzea
Protesto, cortejo natalino, orquestra sinfônica e “Mexe com tudo” no Recife
Serviço
5º Concurso do Rei e da Rainha com Deficiência do Carnaval do Recife 2026
Quem pode participar: Pessoas com deficiência auditiva, com 18 anos ou mais, residentes no Recife
Período de inscrições: Até 27 de janeiro
Informações e incrições: E-mail: reirainhapcdrecife@gmail.com | WhatsApp: (81) 99488-6570
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Hélia Scheppa / PCR
