Coisa linda, esse bebê da foto. Vocês sabem que ave é? Provavelmente não. Pois assim, tão indefeso, a gente nem imagina que, quando adulto, essa é um pássaro valente. Ou melhor, um carcará, ave de rapina. Aquele voador da música famosa, de João do Vale e Chico Buarque: “Lá no Sertão é um bicho que avoa que nem avião” e “que tem mais coragem do que homem”.
Com as matas cada dia mais devastadas, onde não faltariam alimentos à espécie, eles começam a se urbanizar. Aqui no Recife, sei de pelo menos três casos de pessoas que, morando em andares altos de edifícios, tiveram carnes levadas por carcarás. Foram dois casos em Boa Viagem (hoje uma selva de pedra) e outro em Casa Forte.
Boa Viagem fica na Zona Sul do Recife. E Casa Forte, na Zona Norte, que ainda possui um pouco de arborização. Nos três casos, as pessoas botaram carne bovina ou frango para descongelar nas varandas dos apartamentos. O carcará veio, e levou. Esse fofinho aí da foto ainda está longe de fazer esse tipo de proeza. Na verdade, não passa de vítima de uma queda. Caiu de um ninho, em Piedade, praia localizada no município vizinho de Jaboatão dos Guararapes. Foram dois os bebês que caíram do mesmo ninho, nos jardins do Hospital da Aeronáutica. Mas um morreu.
O outro sobreviveu. Mas temendo pela vida do bebê, o agente administrativo do hospital, Antônio Pereira, decidiu entregar o bichinho à Agência Estadual do Meio Ambiente (Cprh). O servidor passou alguns dias alimentando o filhote, na esperança que a mãe viesse buscá-lo. Desistiu de esperar, temendo que a ave tivesse o triste destino da outra cria. O bebê já foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres da Cprh, o Cetas Tangara, onde será preparado para voltar à natureza. , quem sabe, cometer as mesmas proezas dos adultos que andam roubando as proteínas colocadas para descongelar ao sol, no alto dos edifícios. Já que a comida das matas anda escassa.
Leia também:
A Tim e no ninho tecnológico do carcará
Temendo gavião, aposentada entrega papagaio de estimação
Coruja cai em asfalto na Boa Vista
Outra corujinha caída do ninho
Gavião ferido resgatado em quartel
Gaviões feridos a bala
Gavião carijó achado na rua
Oferta de R$ 500 por um gavião bebê
Coruja caburé achada em Tamandaré
Mãe-da-lua com asa quebrada
Festival de Aves no Sul da Bahia
Haja passarinho caindo do ninho
Mais um bebê que cai do ninho
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Cprh / Divulgação