Capiba merece coisa melhor do que uma praça abandonada, vocês não acham?

Compartilhe nas redes sociais…

Leitor e companheiro de passeios a pé pelo Recife – em grupos como o MeninXs na Rua ou o Caminhadas Domingueiras – o amigo Agenor Tenório tem razão. Capiba (1904-1997) merece mais. O nosso Lourenço Barbosa (era esse o seu nome de nascimento), autor de mais de cem sucessos que viraram clássicos do nosso carnaval, não deve ser “homenageado” com uma praça abandonada, como a que vocês podem observar nas fotos, que foi instalada para preservar a memória do autor de frevos inesquecíveis, como Madeira que cupim não rói, Frevo  da saudade  e  A pisada é essa,.

Praça suja, pichada e sem manutenção em homenagem a Capiba incomoda fã do artista e moradores das Graças.

Mas infelizmente é o abandono o que a gente observa, na Praça Capiba, que fica  bem pertinho da Rua Amélia,  no bairro das Graças. O que se vê lá é pichação, palmeiras mal cuidadas, lixo pelo chão, gramado zero. O que, aliás, não é novidade no Recife, em se tratando de praças e parques, desde a gestão passada, quando o verde da cidade foi massacrado. Na gestão atual, até que houve uma pequena melhora nas praças e jardins , mas nenhuma iniciativa nessa área que nos faça brilhar os olhos.

No caso dessa Praça, é uma vergonha essa situação e ainda mais pelo papel que ela se propõe a desempenhar, que seria preservar a memória de um dos grandes personagens do nosso carnaval.

Engenheiro, Agenor Tenório é um grande observador das mazelas do Recife, que não são poucas. Foi graças a uma observação dele aqui no #OxeRecife, que a placa em homenagem a Cândido Pinto (vítima da ditadura), voltou a uma cabeceira da Ponte da Torre, após sumir depois dos serviços de manutenção ali executados pela Emlurb. Agora, vamos esperar que a empresa responsável pela limpeza pública e manutenção do Recife dê um banho e loja na praça em homenagem a Capiba, à altura do seu talento e similar a homenagens prestadas a outros artistas pelas autoridades de seus respectivos municípios.

Agenor desabafa:

“Capiba de jeito nenhum merece essa praça como homenagem. Ele foi um dos maiores e melhores compositores brasileiros, eclético nos estilos musicais e especialista em frevos de alta qualidade e ainda fiel à sua terra. Deixou composições extraordinárias e imortais. Enquanto  Tom Jobim deu nome a importante aeroporto do Rio de Janeiro, Dorival Caymmi a uma grande praça em Salvador, e Luiz Gonzaga a um museu no Recife e outro em Exu, Capiba ganhou essa joça. Nelson Ferreira, do mesmo naipe é o nome de outra joça, que fica na Avenida Mário Melo.

Tem razão, o meu amigo. Passei pela “joça” e vi que a Praça Capiba está totalmente esquecida. Em petição de miséria mesmo. Um muquifo. De intacto,  no local, só a placa ali colocada pelo Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco  (IAHGP), reverenciando o compositor e ressaltando a sua importância na cultura pernambucana, à qual prestou grande serviço até os 91 anos.

Na Praça Capiba, em homenagem ao compositor, só a placa ali colocada pelo Instituto Arqueológico está em bom estado ( AT).

Agenor tinha chamado atenção para a situação da Praça Capiba já há algum tempo. Passei lá para checar e, sinceramente, a situação está ainda pior do que a denunciada pelo leitor.  Há uma outra praça que também homenageia um grande mestre da nossa música popular, o Maestro Nelson Ferreira (1902 – 1976). Ela fica na Avenida Mário Melo, e era até engraçadinha, alegre e colorida. Na última vez que passei por lá, a situação era a mesma da Praça Capiba, abandonada e com lixo.

Leia também
Governador desapropria a casa de Capiba
Capiba das Artes no Sesc de Casa Amarela
Placa em homenagem à vítima da ditadura volta à Ponte da Torre: “Herói”
Atenção, “Grupo Tortura Nunca Mais”: Sumiu a homenagem a Cândido Pinto!
Praça alegre e colorida na Mário Melo
A Praça Nelson Ferreira não é mais assim. Quer saber como ela ficou?

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins e Agenor Tenório / Foto do Leitor 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.