Há algumas obras públicas que, infelizmente, se transformam em pesadelo para a população. Algumas porque nunca são concluídas. Outras por conta de “erros de fabricação” (aspas nossas). No primeiro caso, o exemplo mais emblemático é o Canal de Fragoso, em Olinda, que enquanto não fica pronto inunda centenas de ruas que antes não sofriam com as chuvas. É obra do Governo do Estado, que atravessa várias gestões e nunca termina. No segundo, tem calçada requalificada no Recife dando trabalho. Pelo menos é o que revelam moradores da Rua Real da Torre, no bairro da Madalena. Eles dizem que transtornos que não ocorriam antes agora são comuns, com água acumulada o tempo todo, transformando-se em foco de mosquitos da dengue ou muriçocas.
A qualquer chuvinha, as calçadas ficam cobertas pela água. Pior, parece que as pluviais se misturam com esgoto, e bagunça está feita. Nesta semana, uma moradora do bairro postou um vídeo nas redes sociais. “A Prefeitura fez essa obra na esquina do meu prédio. Mas… como tenho dito, moro na Real da Torre há 40 anos, e isso nunca aconteceu. Nunca ficou assim, até a requalificação das calçadas pela Prefeitura. Olhem como a água fica retida. Em outras ruas do entorno, a mesma coisa. Olhem só o trabalho da Prefeitura do Recife. Não vou nem adjetivar. Peço que cada um faça seu juízo de valor. Moro aqui há 40 anos e nunca tivemos água empoçada”, ratifica Rosana Rocha em vídeos postados nos grupos que faz parte nas redes sociais. Ela reside no Edifício Ponta D’ Areia, que fica em uma das esquinas empoçadas. Em fevereiro de 2025, ela já havia feito a mesma reclamação, aqui no #OxeRecife, mas pelo que se observa nada foi feito. Infelizmente as demandas da população têm levado tempo para que sejam atendidas aqui no Recife. E, pelo que se vê, a gestão precisa de mais agilidade. Eu, por exemplo, tenho demandas desde agosto de 2024 protocoladas na Emlurb e até agora… nada.
E isso é injusto, diante do valor que a gente paga em IPTU. “Em outro trecho da Real da Torre, olhem só a água empoçada, foco de dengue, gente, isso é uma vergonha”, reclama Rosana em um segundo vídeo. Ela acha que durante a obra as galerias pluviais foram obstruídas com areia (observe a foto vertical). “Antes a gente conseguia visualizar as galerias, hoje isso é impossível”. E lamenta: “Desapareceram”. Por fim, desabafaba: “Realmente não sei o que está acontecendo agora”. Com a palavra a Prefeitura do Recife e Emlurb.
Para esses casos, a primeira alternativa é ligar para o 156, que é o telefone da Emlurb para demandas como esta. Anota o protocolo. No caso de não haver atendimento, reforça a reclamação para a Ouvidoria da própria Prefeitura. A reclamação na Ouvidoria pode ser feita no Conecta Recife, por telefone (0800 28100402) ou e-mail (ouvidoria@recife.pe.gov.br). Normalmente a Ouvidoria dá alguma satisfação, embora nem sempre os problemas se resolvam. Então, em último caso, leva para o Ministério Público. Ou aciona a Justiça, para exigir que o poder público faça a sua parte. Veja o vídeo de Rosana Rocha:
Leia também
Madalena: Água da chuva acumula após requalificação de calçadas
Moradores da Madalena e Casa Forte reclamam de calçadas alagadas
Zona Norte: Ruas e garagens alagadas
Ruas inundadas e Capibaribe cada vez mais caudaloso
Lixo retirado dos canais já é 20 por cento do total coletado no Recife
Lixo oficial permanece às margens do Rio Capibaribe
Praça de Casa forte perto do fim dos alagamentos
Águas pluviais e esgoto doméstico: quando tudo se mistura sob o chão
Calçada requalificada começa a afundar devido a despejo de esgoto
Calçada do Hospital Agamenon Magalhães é requalificada mas pedestre fica sem espaço
Calçada Legal seja à Zona Norte, mas buraqueira é grande. Socorro!
Calçada Legal: pedras portuguesas e o novo padrão cinzento da paisagem
Cadê o Calçada Legal no Centro do Recife?
Programa Calçada Legal é bom mas ordem de prioridades é confusa e gera críticas
Calçada Legal: Polêmica persiste sobre destruição das que já cumprem função
Programa Calçada Legal faz destruição desnecessária em Casa Forte
Proprietários de imóveis de Casa Forte recusam calçadas da Prefeitura
Texto: Letícia Lins / OxeRecife
Fotos e vídeo: Rosana Rocha / moradora da Madalena
Acho que é mesmo “erro de fabricação “…
O problema é que as ruas têm sido niveladas com as calçadas e não se vê sistema de drenagem/ escoamento.
Muitas ruas estão com esse problema.
E a prefeitura vai fazer o quê?!