Muito legal a ação da Companhia Editora de Pernambuco, no Festival Pernambuco meu País, em Caruaru, no Agreste do Estado. É que a Cepe levou seu projeto Caixa de Leitura ao município, localizado a 130 quilômetros do Recife. Com isso, quatro escolas de tempo integral reforçaram os acervos de sua bibliotecas. Cada unidade ganhou cem livros.
Foram beneficiadas: Bibliotecas das Escolas de Tempo Integral Professor Rubem de Lima Barros, Irmã Ceciliana Gross, Prefeito João Lyra Filho e Duque de Caxias terão seus acervos de livros reforçados.A programação deste final de semana da Cepe no Festival Pernambuco Pernambuco Meu País reserva atividades gratuitas para públicos de todas as idades.
Nesse sábado, houve ação coordenada pelas professoras Ana Dourado e Jaísa Farias, inspirada no livro Dez Baleias na estação esperando pelo trem (Cepe Editora, 2023), de César Cardoso e Bruna Lubambo (ilustrações). Elas propuseram ao final a produção de um livro colaborativo com os participantes.
Nesta sexta-feira, primeiro dia de atividades do festival, a Cepe abriu sua programação com contação de histórias e oficinas de criação. A jornalista e escritora Gaby Santoss (Gabriela Kopinits) assegurou um momento único para a garotada ao apresentar a história do livro A Vaca Macaca. No sábado, às 16h, acontece o lançamento do livro Repórter Eros: a história do jornalismo erótico brasileiro, de Valmir Costa, com um bate-papo que reunirá o autor e o professor Ricardo Sabóia (UFPE/Centro Acadêmico do Agreste).
O domingo também este recheado de ações: Contação da história do livro infantil O gato da Tasmânia e outras histórias (Cepe Editora, 2013) de Sonia Carneiro Leão e Walther Moreira Santos (ilustrações) com com Gabriela Kopinits, às 9h; Oficina com o arte-educador Emerson Pontes inspirada no livro Contos com Gigantes (Cepe Editora, 2021), às 11h; 16h – Oficina artística do projeto Galeria Reciclada Cepe,14h às 16h; Por fim, às 17h, bate-papo “É pura realidade, mas poderia ser ficção: a história de Um Espião Silenciado”. Participação do historiador e autor do livro Um Espião Silenciado (Cepe Editora, 2020), Raphael Alberti, com mediação da jornalista Stephanie Sá. As atividades da Cepe acontecem na antiga Estação Ferroviária, onde fica o estande da empresa.
Leia também
Nas sobras do livro chega ao Compaz
Premiada pela ONU, Rede Compaz inaugura sua quinta fábrica de cidadania
Lembram da passarela do Pina?
Compaz ganha sua primeira bebeteca
Ler pra ser: comunidade rural e quilombola ganha caixa de histórias
Projeto Ler pra ser estimula leitura
Patrícia Tenorio comemora 20 anos de produção literária
Feirinha de livros no Plaza Shopping, com títulos a partir de R$ 15
“Todos os livros do mundo”: Homero Fonseca contra história da Livro 7
Dia do Escritor tem troca de livros
A incrível máquina de livros no Recife
Caixa de leitura já está nas ruas
Carta para Clarice Lispector
Centenário de Paulo Freire tem livros com desconto
“Enterrem meu coração na curva do rio”
Mediadores de leitura são pontos de luz
Compre um livro e ganhe três cordéis
Flores e livros para curtir o Dia dos Namorados
“Eu amo ler” no Patteo
“Eu amo ler” movimenta shoppings do Recife e Jaboatão
Pandemia: livros para ficar em casa
Leia de graça A Emparedada da Rua Nova
Biblioteca móvel: 32 mil leitores
Ação do Sesc já trocou 60 mil livros
Pandemia:: Plaza Shopping tem feira de livros a R$ 5
A menina que salvava livros
Você tem fome de quê? De livros
Enchentes: Vamos ajudar a reconstruir as bibliotecas do Rio Grande do Sul
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Cepe / Divulgação