Como ocorre, sempre às terças, o Pátio de São Pedro abre hoje seu espaço para abrigar mais uma vez manifestações da cultura afro em Pernambuco. Nessa época, quando se aproxima a maior festa popular do Recife, temos a Terça Negra Especial Carnaval.
Hoje, a partir das 20h, alfaias, taróis, ilus, gonguês e mineiros soarão, ali, com a passagem de maracatus, grupos de coco e afoxés. Vejam quem passa por lá, para que você possa ir treinando os passos para o carnaval: Maracatu Nação Oxum Mirim, Banda Afro Abé Odulofé,o Afoxé Omo Nilê Ogunjá, e ainda o Coco dos Pretos. A Terça Negra é resultante de parceria entre o Movimento Negro Unificado e a Prefeitura do Recife.
Já amanhã, quarta, o Pátio de São Pedro abrigará grupos de caboclinhos, manifestação ainda muito presente no carnaval do Recife, embora tenha desaparecido praticamente de outras cidades brasileiras. Esse ano os caboclinhos são os homenageados do carnaval do Recife. Eles usam adornos de penas, colares e cocar. Também manipulam arco e flecha, durante as apresentações. Os seus instrumentos são flautim (de taquara), acaxá, tarol e surdo. Os passos dos caboclinhos, no entanto, são mais difíceis de fazer do que os dos maracatus. É tudo de graça, gente. Vamos lá.
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Allan Torres / Divulgação / Prefeitura do Recife