Cães na praia: Ninguém cumpre a lei

 Cães na praia: Ninguém cumpre a lei
Compartilhe nas redes sociais...

Todo mundo está vendo o que esse lindo totó da foto está fazendo. Ou pelo menos, tentando fazer. Não tenho nada contra cachorros. Mas sim contra seus donos porcalhões. A lei proíbe presença de animais na praia. Mas em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, as areias estão cheias deles. E o que é pior: os donos simplesmente levam os bichinhos para a beira-mar, não só para dar um passeio, como também para que deixem lá seus “carimbos”.

Estive em Boa Viagem, nesse feriadão. No sábado, fui do Tulip Hotel até o Parque Dona Lindu, aproveitando a maré baixa, a areia durinha e o sol do início da manhã para caminhar. No percurso, encontrei nada menos de doze pessoas com seus cachorros. Alguns presos pela coleira, outros totalmente livres, acompanhando os seus donos. Acho muito bonito essa amizade entre os homens e os animais. O problema é que cada um no seu devido lugar, o que não vem ocorrendo na nossa Orla.

Flagrante desrespeito à lei, na praia de Boa Viagem, pois presença de animais na areia é proibida. Cadê a fiscalização?

Todo mundo sabe que fezes de cachorros deixadas na praia contaminam a areia, podendo levar doenças para banhistas, inclusive colocando em risco saúde de crianças, que são os que mais brincam na areia. Mas, pelo que se observa, falta fiscalização.  A Vigilância Sanitária, a Guarda Municipal e a Polícia Militar nada fazem.  Bastava convidar o banhista a se retirar com o animal. Até que eu não acharia tão absurda a presença dos caninos nas areias, se os donos andassem, pelo menos, com um saquinho plástico para recolher os dejetos dos animais.

Mas hoje fiquei de olho. Das doze pessoas que encontrei na areia, conduzindo seus totós, só uma – UMA – tinha saquinho para recolher a sujeira. Os outros deixaram pela praia mesmo. E a saúde da gente como é que fica? Há umma lei estadual que disciplina o assunto, e ela  nem é assim tão nova (12.810 de 10/05/2005).  Portanto, já devia estar sendo muito bem cumprida. E  lei diz que fica “proibida a permanência, a condução ou o trânsito de qualquer animal na faixa de praia do litoral pernambucano”. E a lei vale para animais “de grande ou pequeno porte, em todos os dias da semana, todos os meses do ano”. Ou seja, cachorrinho, nem pensar….

Leia mais:

“Praia Limpa” para Boa Viagem e Pina
Dia de muito trabalho em Boa Viagem
Boa Viagem divina hoje
Boa Viagem com a cor do PSB
Semoc garante ordem em Boa Viagem
Boa Viagem precisa de maior cuidado
Cadê o verão do Recife frio?

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Posts Relacionados

10 Comments

  • Como moradora da praia de Boa Viagem me sinto temerosa em passear pelo calçadão e muito mais de tomar banho na praia. São muitas pessoas que se acham no direito de levar os seus cães e dar banho de mar. Qualquer reclamação que fazemos elas partem para cima de nós a ponto de nos ameaçar com o ataque de seus cães. Infelizmente o que era lazer está se tornando local de estresse. O pior é que não sabemos nem a quem reclamar…

    • Oi, Auxiliadora. Já estou em contato com a Prefeitura, e assim que me responderem sobre a quem vc deve se dirigir, informo aqui. Um abraço.

      • Também tenho grande interesse nessa informação e intender por que bombeiros não pedem que os donos com seus animais se retirem como é comum em muitas praias do Brasil.

    • Hoje vi dois cachorros defecando na areia da praia de Boa viagem, próximo as piscina naturais; os donos simplesmente cobriram as fezes com areia e seguiram caminhando como se nada tivesse acontecido. Nesse mesmo local também presenciei os mesmos cães atacando um ao outro e foram parar em cima de uma turista desavisada, que se defendeu com uma cadeira. Quase todos os dias vejo cachorros na areia da praia tomando banho com seus donos e importunando adultos e crianças. Ninguém faz cumprir a lei e os donos dos animais acham que não é nada demais poluir apraia com fezes de animais e forçar outras pessoas a tomar banho de mar com seus cães. acho que já podemos dar adeus aos turistas que procurarão outros locais mais higiênicos.

  • De fato existe essa Lei, apesar de não citada no texto é a lei ”12.321 de 06/01/ 2003,( 12.810 é uma alteração)realmente ela não é comprida, porém, é uma lei não comprida em toda sua extensão, já que a mesma , também proíbe o jogo de futebol, vôlei, frescobol ou qualquer outro esporte na faixa de areia de sexta a domingo das 8 às 16 horas e a proibição é em todos os dias nos meses de janeiro, julho e dezembro, em outras palavras, os donos dos cães são tão infratores quanto os pais que jogam bola com seus filhos, as crianças que jogam pateca, vôlei ou os praticantes de cooper. Como lei é algo que deve servir para todos ou para ninguém fica óbvio o motivo da falta de punição para os donos de animais.

  • Sinto dizer mas banho de bosta vcs ja tomam e de mijo tbm. Ou vcs acham que não tem gente que entra na água e caga? Se for pra deixar a praia 100% limpa não vai poder entrar mais ninguém. Pq eu já vi até absorvente dentro das praias. Eu acho que era pra entrar animais na praia sim com tanto que fosse preso na guia e o dono apanhace as fezes e passasse pelo menos uma águinha local que o cachorro urinou

    • Alícia é tudo questão de educação. A presença de animais na praia é proibida por lei. Infelizmente 90 por cento dos donos de cães não apanham as fezes que os animais deixam na areia e isso é, sim, um risco à saúde.

  • É muita estupidez o ser humano achar que pode limitar através de suas leis “quem” ou “o que” deve frequentar o litoral. Ora, o ser humano é apenas mais um animal deste planeta e assim como tal, este e qualquer outro tem a liberdade de frequentar o litoral.

    Engraçado que a matéria pouco comenta sobre os cachorros de ruas que não possuem a higiene e estes sim trazem maiores perigos de contaminação, mas claro, a intenção legal aqui deve ser apenas para multar o indivíduo.

    Além disso, o ser humano nesse sentido deve querer também restringir aves, ou quem sabe até os próprios animais marinhos no litoral (que também defecam e urinam e podem trazer consigo doenças, óbvio).

    Aliás, o próprio ser humano defeca e urina nas praias, quem nunca viu um tolete boiando?

    Enfim, a hipocrisia.

    • Não há nenhuma hipocrisia. A legislação proibe a presença de animais domésticos em todo o litoral pernambucano. Há pessoas que colhem as fezes dos animais, mas a maior parte deixa na areia. Também já houve casos de ataque de cães bravos cujos donos não os disciplinaram na praia.

  • Pois eu continuo a passear com a minha na praia, na orla, onde eu quiser. Porque pago meus impostos diga-se de passagem, caríssimos. Minha cadela também gera imposto para o estado só de ração é mais de 400 reais por mês. Não podemos responder pela falta de educação das pessoas se assim fosse ninguém poderia acessar o mar porque 90% dos banhistas urinam e defecam no mar. Eu tenho muito mais medo de pegar uma doença proviniente de fezes humanas do que dos Petz, que a prefeitura procure exterminar oe pombos que são considerados ratos voadores e defecam todo santo dia na área que o filho de VCS bota na boca, DEVERIA HAVER SIM UMA FISCALIZAÇÃO PARA TODOS, donos de pet q não recolhem as fezes e humanos QUE POLUEM, OU VCS SAO CEGOS? É LATINHA, GARRAFA, CASQUINHO DE SIRI, CIGARRO QUE ESSAS VEIA CHATA QUE RECLAMA FUMAM, AH MAS O ECOSSISTEMA, ME POUPE SE O ECOSSISTEMA DEPENDESSE DOS ANIMAIS NAO ESTARIA COMO ESTA, OU FOI MINHA DOG Q ENFIOU CANUDO NO NARIZ DA TARTARUGA, AS MASCARAS DA PANDEMIA NO MAR. VAO CATAR UMA TROUXA DE ROUPA QUE VOCES ESTAO MUITO DESOCUPADOS. A PRAIA É PÚBLICA Compra UMA ILHA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.