Cadê a cidadania desse povo?

Compartilhe nas redes sociais…

Fiquei muito triste hoje, pela manhã, na minha caminhada diária. Isso diante da constatação de como é grande, ainda, a falta de cidadania no Recife. Em questão de limpeza, então, essa deficiência, digamos assim, é total.  Falta uma consciência que deveria ser de todos, não só dos moradores, mas também de empresas e das pessoas que as fazem. Vejam só que cena encontrei na Rua Ada Vieira, na esquina com a Avenida Dezessete de Agosto, onde acaba de ser inaugurada uma pizzaria de uma famosa rede. E bota famosa nisso…

Pois a obra correu rápida, loja inaugurada, gramado impecável (sem lugar para estacionamento), mas olhem só o que restou do serviço: essa bagaceira toda, em cima da calçada, obrigando os pedestres a caminharem pelo meio da rua. É verdade que tem uma caçamba papa-metralha, o que confirma o cuidado da loja para evitar jogar tijolos, restos de demolição, pedaços de concreto no passeio público. Mas se tem tanto papelão, custa nada enviar para um dos pontos de coleta seletiva da Prefeitura?

E se não tem um ponto de coleta tão próximo da loja,  não falta coleta seletiva, organizada por particulares, perto dessa pizzaria. Há pelo menos duas, a pouca distância. Ou melhor, três, onde os papelões poderiam ter sido doados,  deixando-se de obstruir a calçada. Há coleta de material reciclável no Shopping Plaza, no Pão de Açúcar (do Parnamirim) e ainda na sede da Amape (Associação Meio Ambiente Preservar e Educar), que fica na Estrada do Arraial, 4469, ao lado do Armazém de Construção Etapa Final. As doações deixariam o Recife mais limpo e ainda ajudam no sustento de muita gente. Os catadores e a cidade agradecem. Alô, alô, Emlurb, dá uma passadinha lá…. Sinceramente, #OxeRecife.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.