O Olha! Recife desta semana está bem diversificado. Incorpora-se à programação da Semana Burle Marx. E por esse motivo, tem um passeio no sábado (10), dedicado aos jardins que integram a herança deixada pelo famoso paisagista, que viveu no Recife na década de 30 do século passado. No domingo (11), o roteiro passa pela antes misteriosa presença maçônica no Recife. Já na quarta (14), o tour será por locais ou prédios onde funcionaram bares que fizeram história na boemia do Recife. Todos os passeios são gratuitos. Eles são ofertados pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife. E as inscrições podem ser feitas a partir das nove da manhã da sexta (9), no site www.olharecife.com.br.
Neste sábado, o Olha! Recife de ônibus realizará um circuito por algumas das praças que foram projetadas pelo paisagista Burle Marx (1909-1994), que é apontado como o criador do paisagismo brasileiro já que, antes, o país utilizava referências europeias no traçado e cobertura vegetal de praças e jardins. No Recife, Burle Marx deixou mais de 30 projetos, sendo que seis jardins e praças foram tombados pelo Iphan, e 15 são considerados em jardins históricos (incluindo os tombados). No último final de semana, o Grupo Caminhadas Domingueiras percorreu três desses jardins: Praça do Derby, Praça Euclides da Cunha e Praça de Casa Forte, sendo este o primeiro jardim público projetado por Burle Marx. O passeio de sábado terá arte educadores e pesquisadores do Laboratório de Paisagem da Universidade Federal de Pernambuco. O roteiro será feito de ônibus.
O Circuito Maçônico será realizado no domingo, com saída da Praça do Arsenal, às 9h. O passeio será a pé, divulgando os resquícios da maçonaria na história pernambucana. Até meados do século passado a Maçonaria era vista como tabu, e até informações eram tidas como secretas. Os participantes poderão perceber símbolos em fachadas de diversas estruturas da cidade, como na Praça da República, no antigo Liceu de Artes e Ofícios, na Rua da Penha, na Igreja de São José do Ribamar, na antiga Estação Central e na Casa da Cultura.
Com foco em bares, cafeterias e restaurantes históricos, o Olha! Recife a pé da quarta-feira sairá da Praça do Arsenal, às 14h, para percorrer as ruas do Bairro do Recife, de Santo Antônio e de São José, visitando locais como: Galeria Maltados, Moulin Rouge, Gambrinus e boate Chantecler, Bar e Restaurante Flutuante, Café Lafayette, Bar Savoy, Confeitaria Glória, Confeitaria Biju, Restaurante Leite, Bar e Restaurante Califórnia; e Bar OK. Os interessados podem garantir participação realizando a inscrição pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (9). Os passeios são gratuitos, mas é solicitada a doação de uma lata de sardinha ou de doce que serão doados a instituições de caridade.
Leia também:
Burle Marx na caminhada de domingo
Caminhada abre Semana Burle Marx
Burle Marx em discussão na Ufpe
Desvendando os mistérios da Maçonaria
A face maçônica e religiosa do Recife
Sessão Recife Nostalgia: quando a Praça do Derby era um hipódromo do Recife
Os cafés do século 19 na cidade que imitava Paris
Sessão Recife Nostalgia: o Bar Flutuante do Capibaribe
SERVIÇO
Olha! Recife de ônibus
Tema: Circuito Burle Marx
Dia: 10/08
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal (Posto de Informações Turísticas)
Olha! Recife a pé
Tema: Circuito Maçônico
Dia: 11/08
Hora: 9h
Saída: Praça do Arsenal (Posto de Informações Turísticas)
Olha! Recife a pé
Tema: Antigos bares do centro
Dia: 14/08
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal (Posto de Informações Turísticas)
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Inaldo Lins / PCR e Letícia Lins